Banco de Leite

Banco de Leite de Imperatriz lança campanha para aumentar doadoras

Meta é chegar a 80 doadoras para garantir o atendimento regular da maternidade, que tem só 35 mães cadastradas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Imperatriz - O Banco de Leite do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) de Imperatriz lança campanha para aumentar o número de doadoras. A meta é chegar a 80 doadoras para garantir o atendimento regular da maternidade, mas atualmente apenas 35 mães cadastradas colaboram com a doação do leite. O Banco de Leite Humano reduz a mortalidade infantil.

Devido a redução, a direção teve de priorizar o atendimento. Atualmente, apenas os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional (UTI Neonatal) estão sendo atendidos com esse leite. São atendidas apenas as crianças que nascem de forma prematura e de alto risco.

A coordenadora do Banco de Leite, Fabiana Galeno Teixeira, explicou que toda a quantidade de leite que for doada será bem-vinda, principalmente em razão da grande demanda. O HRMI é a única maternidade pública da Região Tocantina que atende, ainda, parturientes de municípios das regiões sul do Estado, além de municípios dos estados do Pará e Tocantins.

Interesse - As mães interessadas em doar o leite podem procurar Banco de Leite Humano do Hospital Regional Materno Infantil em horário comercial ou ligar para (99) 3525-7055 ou (99) 3525-4518. As mães que não puderem ir ao hospital podem agendar a visita de uma equipe especializada.

O leite que é doado é de boa qualidade porque uma equipe técnica adota procedimentos padrão. Ao receber a doação, o leite é pasteurizado na própria unidade de saúde e a prioridade é o atendimento de recém-nascidos prematuros e de alto risco, internados na UTI Neonatal.

A mãe que desejar ser doadora deve ter leite em excesso e estar saudável. Antes da doação elas passam por exames de sorologia de HIV, hepatite B, sífilis e hemograma completo.

Mais detalhes na edição impressa de O ESTADO desta terça-feira (26)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.