tradição

Atividades da Festa do Divino em Alcântara prosseguem até 2ª-feira

Programação cultural e religiosa acontecerá durante todo o fim de semana, mantendo uma tradição que atrai visitantes para a cidade; Secretaria de Cultura esclarece em nota a falta de apoio financeiro para a realização do evento deste ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(divino)

Prosseguem hoje (23) as atividades da tradicional Festa do Divino Espírito Santo 2015, que, apesar da falta de incentivo do Governo do Maranhão alegada por parte da comissão organizadora, ocorre na cidade de Alcântara até a próxima segunda-feira, 25. Ontem à tarde, foi realizada a tradicional Corrida dos Bois, um dos momentos mais marcantes da festa religiosa.

Além da corrida, às 19h30 de ontem, foi celebrada missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo e, por fim, visita do Mordomo-Baixo – Jadson Felipe Borges – ao Império. Hoje, dando sequência à programação, ocorrerá a partir das 9h a entrega das esmolas aos idosos, seguida de missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, por volta das 19h30.

Amanhã, ocorrerá, às 9h, missa solene na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, seguida de cortejo no Império e de Mordomos pelas ruas da cidade. Em seguida, o cortejo retorna para a Casa do Divino, em Alcântara. Por fim, haverá no mesmo dia, a partir das 17h, procissão de Santa Crôa e a Leitura do Pelouro para os festejos do ano que vem. Na segunda-feira (25), acontecerá a entrega dos postos aos novos festeiros de 2016.

Apoio - De acordo com Valdecy Cantanhede, membro da comissão organizadora da Festa do Divino Espírito Santo 2015, o evento somente foi possível este ano devido ao “esforço”, segundo ele, da comunidade. “A festa, infelizmente, perdeu a sua força, devido à falta clara de incentivo do poder público, em especial do Governo do Maranhão. É preciso repensar estes aspectos, para que uma festa tão tradicional como esta não seja perdida ao longo dos anos”, disse.

Ainda segundo ele, a comissão organizadora da Festa do Divino Espírito Santo já está focada na promoção do evento do ano que vem. “Como se trata de uma festa tradicional, contamos com o apoio intenso da comunidade, que sabe como é o funcionamento da festa e nos ajuda da melhor maneira possível”, disse Valdecy Cantanhede.

Secma admite dificuldades para apoiar projetos de cultura

Em nota encaminhada a O Estado, na noite de quinta-feira, 21, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultural (Secma), se manifestou sobre a falta de incentivo financeiro por parte da administração estadual para a Festa do Divino 2015. De acordo com a Secma, existem “dificuldades para desenvolver as atividades pretendidas” pela ausência, segundo a pasta, de entidades “adimplentes” para a promoção de convênios.

A Secma informou ainda que “a tradição e a manutenção de manifestações populares é um segmento que recebe tratamento atento da gestão estadual” e que a Festa do Divino “faz parte do calendário fixo da Secma”.

Por fim, a Secma informou que está “trabalhando” na busca de uma entidade hábil e regular para a celebração de convênios que viabilizem a promoção de eventos culturais e reforçou que “as medidas envolvendo este e outros processos de investimentos da Secma têm sido amparadas por diretriz legal, respeitando os princípios da legalidade e transparência, conforme previsto em lei”.

PROGRAMAÇÃO

Hoje – 23 de maio

9h – Entrega das esmolas aos idosos

19h30 – Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo

21h - Visita do Mordomo-Baixo – Jadson Felipe Borges – ao Império

Amanhã - 24 de maio

9h – Missa Solene, seguido por cortejo no Império e de Mordomos pelas ruas da cidade

17h – Procissão de Santa Crôa e a Leitura do Pelouro para os festejos do ano que vem

Segunda-feira - 25 de maio

9h - Entrega dos postos aos novos festeiros de 2016.

Nota da Secma

A respeito de reclamações por parte dos organizadores da Festa do Divino na cidade de Alcântara, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que a tradição e a manutenção de manifestações populares é um segmento que recebe tratamento atento da gestão estadual.

Sobre a referida situação baseada na ausência de apoio às Festas do Divino Espírito Santo, a Secma esclarece que:

1. As Festas do Divino no Maranhão fazem parte do calendário fixo da Secma. Em 2015, a Superintendência de Cultura Popular elaborou o projeto para dar apoio às 232 festas em todo o Estado, e não apenas de três eventos como acontecia anteriormente.

2. O projeto está em fase de produção, mas a Secma está encontrando dificuldades para desenvolver as atividades pretendidas, por que não conseguiu até agora nenhuma entidade adimplente para conveniar.

A Secretaria de Estado da Cultura esclarece que pode repassar os recursos previstos para os grupos somente por meio de convênio, e deste modo, o impedimento no processo se dá mediante a ausência de entidades adimplentes e habilitadas para a execução da parceria junto ao Governo do Maranhão.

A SECMA informa ainda que neste momento, trabalha na busca de entidade hábil e regular documentalmente para que possa celebrar convênio. Reforça, a bem da opinião pública, que todas as medidas envolvendo este e outros processos de investimentos da Secma tem sido amparados por diretriz legal, respeitando os princípios da legalidade e transparência, conforme previsto em lei.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.