Meio Ambiente

MP, Prefeitura de Imperatriz e empresários discutem a recuperação do Riacho Capivara

Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado em abril do ano passado e obra ainda não foi concluída

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Imperatriz – O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 30 de abril de 2014, que visa à recuperação do riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, foi discutido na última quinta-feira. A Promotoria de Meio Ambiente e Urbanismo promoveu a reunião com o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e empresários da região.

O titular da promotoria, Jadilson Cirqueira, afirmou que o prazo do TAC está acabando e a obra não foi concluída. No ano passado, o Poder Executivo com empresários do município formalizaram o compromisso de recuperar o Capivara, nas proximidades da Avenida Bernardo Sayão, comprometido pelo impacto de construções realizadas na área.

O TAC regulamenta o reflorestamento, drenagem das águas pluviais e a construção de um sistema de esgotamento. No termo, foi estabelecido o prazo para realização da obra até outubro deste ano, mas o serviço só foi feito em parte. Com o intuito de prevenir as responsabilidades e obrigações assumidas (multa diária de R$ 1 mil, em caso de descumprimento), Jadilson Cirqueira reuniu os envolvidos no acordo.

Dificuldades - O prefeito explicou que alguns problemas dificultaram a execução da obra no ano passado, mas prometeu dar início à recuperação do córrego em 8 de junho. Os empresários, por sua vez, afirmam que já dispõem do dinheiro e materiais para início da obra e, ainda, que contratarão um técnico em edificações para acompanhar o andamento do serviço.

Ao finalizar o encontro, Jadilson Cirqueira disse que acredita na recuperação do riacho Capivara, conforme os termos estabelecidos em acordo. “A Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo está confiante que o poder público e os empresários vão cumprir com as obrigações do TAC em tempo hábil, fazendo o que é certo para o meio ambiente e para a sociedade”, comentou.

Assinaram o TAC, além do promotor e do prefeito, os empresários Gláucio Serafim Júnior, da Plainar Engenharia e Empreendimentos Imobiliários Ltda; Milko Abrantes de Oliveira, da Igo – Instituto de Ginecologia e Obstetrícia Ltda (Hospital das Clínicas de Imperatriz); Maurélia Batista Gomes, do Comercial Ferronorte Ltda; José Neto Pereira da Silva Araújo, do Condomínio Residencial San Francisco; e Francisco Neves Regadas Filho, do NBR Empreendimentos (Hotel Soft Inn).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.