Detran

Detran promove mutirão de exames práticos para CNH

Iniciativa se destina a candidatos à primeira habilitação em São Luís e Paço do Lumiar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizará a partir deste fim de semana um mutirão de exames práticos com oferta de vagas extras para os candidatos à primeira habilitação nas categorias A, B e D de São Luís e Paço do Lumiar. Com essa medida, 700 vagas extras foram colocadas à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Paço do Lumiar ficou com a maioria das vagas, mais de 400. Serão cinco dias de mutirão no município, a partir de amanhã, 23. Já em São Luís, o mutirão ocorrerá somente nos sábados 23 e 30, com oferta de quase 150 vagas por dia (consulte tabela).

A coordenadora do setor de habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, explica que é de competência dos CFCs a marcação dos exames. “Os CFCs cadastrados terão até dois dias antes da data de cada dia de mutirão para inscrever o candidato na vaga extra”, ressalta Nazaré. Os exames serão realizados nos pátios do Detran-MA em Paço do Lumiar, no posto localizado no bairro do Maiobão, e em São Luís, nos pátios da Vila Palmeira, Aterro do Bacanga e Cohatrac.

Apesar do candidato ter um ano para concluir o processo da primeira CNH, muitos deles chegam à fase final, ou seja, ao exame de direção veicular, próximo ao fim do prazo, alguns por terem sido reprovados no exame prático mais de uma vez, uma situação bastante comum. O percentual médio de reprovação no Maranhão é de cerca de 60%.

Além de ajudar os candidatos reprovados e que estão prestes a perder o prazo para tirar a CNH, o mutirão também regulariza a situação de muitos condutores. O diretor-geral do Detran-MA, Antônio Nunes, considera o mutirão mais uma medida para diminuir a quantidade de condutores sem habilitação no estado.

“O Maranhão possui aproximadamente 1 milhão e 300 mil veículos, para um pouco mais de 700 mil habilitados. Significa dizer que a cada 2 veículos, existe só 1 condutor com CNH, ou seja, muitos motoristas dirigem sem o documento e, o pior, sem conhecimento algum das leis de trânsito”, analisa Nunes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.