INGLATERRA

Príncipe Charles tem encontro histórico com líder da Irlanda

Antigo inimigo de Londres, Gerry Adams deu passo para reconciliação; os dois apertaram as mãos e se mostraram sorridentes no encontro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(Príncipe Charles cumprimenta o líder Gerry Adams)

Irlanda - O príncipe Charles da Inglaterra se reuniu ontem com Gerry Adams, líder do partido republicano irlandês Sinn Fein, antigo inimigo de Londres, em mais um passo para a reconciliação. Os dois homens apertaram as mãos e se mostraram sorridentes durante o encontro em uma universidade de Galway, oeste de Irlanda.

"Sempre (que venho à Irlanda) me sinto emocionado e impressionado com a extraordinária amabilidade dos irlandeses", disse Charles em um discurso na universidade. "Vocês têm um caráter maravilhoso", completou, antes de chamar de "irresistível" a "magia irlandesa".

O encontro aconteceu como parte da viagem de Charles ao país, de 19 a 22 de maio, durante a qual o herdeiro da coroa britânica visitará Mullaghmore, onde um integrante da família real, seu tio-avô Lorde Mounbatten, foi assassinado em 1979 pelo IRA, o braço armado do Sinn Fein.

Gesto - Em importância simbólica, o gesto fica atrás apenas do cumprimento da rainha Elizabeth II com o ex-líder do Exército Republicano Irlandês (IRA), Marty McGuiness, em 2012 em Belfast.

O Sinn Fein original foi fundado no início do século passado para lutar pela independência da Irlanda do Reino Unido, o que aconteceu em 1922.

O conflito prosseguiu depois na parte da ilha da Irlanda que continuou sendo britânica, a Irlanda do Norte, que o Sinn Fein e o IRA desejavam ver unida a Dublin.

A Irlanda do Norte permanece britânica, mas o conflito entre republicanos e unionistas acabou em 1998 com os Acordos da Sexta-Feira Santa. A rainha visitou a Irlanda em 2011, na primeira viagem de um monarca britânico à Irlanda independente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.