Livro

"Reinações de Narizinho" recebe prêmio especial da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil

Livro é destaque no Prêmio FNLIJ 2015, cuja premiação será em junho, no Rio de Janeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
(reinações)

A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil anunciou os vencedores do Prêmio FNLIJ 2015 e a edição especial de “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, recebeu o Prêmio Bartolomeu Campos de Queirós - Especial para Criança 2015.

A Fundação premia anualmente os destaques da produção nacional de livros para crianças e adolescentes, destacando o trabalho de autores, tradutores e ilustradores em atividade. “Reinações de Narizinho” recebeu o prêmio especial, concedido a obras de autores falecidos, devido ao tratamento dado a um dos títulos infantis mais importantes da obra de Monteiro Lobato.

A edição recupera ilustrações de Jean Gabriel e J. U. Campos e mantém a sintaxe e o vocabulário do original de 1931, o que contribui para os debates e estudos sobre a obra infantil de Lobato. O projeto gráfico de Mayumi Okuyama acompanha de perto essa viagem no tempo e dialoga com as edições anteriores, seja na tipografia ou nas ilustrações.

“Reinações de Narizinho” reúne as 11 histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e Emília, que comanda as travessuras em um misto de realidade e fantasia.

A Globo Livros recebeu também os selos Altamente Recomedável FNLIJ nas categorias criança, jovem e reconto com A poesia da primeira vez e Missão Moleskine, de Stella Maris Rezende, e A aveleira e a madressilva: a paixão de Tristão e Isolda, de Lia Neiva.

A cerimônia de entrega do Prêmio FNLIJ 2015 acontece no dia 10 de junho, às 17 horas, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, durante a abertura do 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.

Ficha técnica
Título:
Reinações de Narizinho - Edição especial
Autor: Monteiro Lobato
Ilustrações: Jean Gabriel Villin e J.U Campos
Páginas: 376
Formato: 16 cm x 23 cm
Gênero: Ficção/ Infantojuvenil
Preço: R$ 49,90
Editora: Biblioteca Azul

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.