Solidariedade

Voluntários da Ampare incentivam doação de sangue

Bolsas coletadas serão redistribuídas para os pacientes oncológicos, no Hospital São Rafael

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Imperatriz – Voluntários da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare) estão incentivando a doação de sangue, em Imperatriz. Antes de se dirigir ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) para realizar a coleta, eles pegam a via de encaminhamento (que indica que as bolsas serão redistribuídas para os pacientes oncológicos), no Hospital São Rafael e só então se deslocam ao órgão.

O terapeuta e voluntário da Ampare, Luís Alexander dos Santos Ribeiro, este ano faz 10 anos como doador de sangue. Ele faz, em média, quatro doações ao ano e diz se sentir feliz por ajudar quem precisa.

“É muito simples e não custa nada, só faço minha parte. E para quem trabalha no horário, eles dão atestado. Graças a Deus nunca precisei faltar o serviço, mas se preciso fosse eu o faria. A causa é maior”, descreveu o terapeuta.

Para ser um doador, é preciso ir ao centro de doações com documento de identificação, ter entre 16 a 67 anos e pesar acima de 50kg. O Hemomar está localizado na Rua Coriolano Milhomem, s/n, Centro.

A Ampare, fundada em 8 de março de 2004, desenvolve ações para orientar a sociedade sobre a prevenção e tratamento do câncer e presta assistência a pacientes portadores da doença, além de defender os direitos estabelecidos para os pacientes de câncer e na construção de novos direitos.

A associação atende pacientes da região e mantém uma casa de apoio para receber os de outras cidades, além de atuar nos poderes públicos para a implementação e ampliação do tratamento na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.