Crianças e adolescentes

Dia contra o Abuso e a Exploração Sexual é marcado por programação

Data será marcada em São Luís por palestras e evento no Parque do Bom Menino; segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, por ano são registrados 100 mil casos no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

Esta segunda-feira - 18 de maio - marca o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em São Luís, a data será marcada por uma programação realizada pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que se estenderá até quinta-feira (21). A programação será iniciada hoje com uma ação no Parque do Bom Menino.

Sob o tema "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes", o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Bairro de Fátima realiza a Parada das Flores, uma articulação na comunidade Túnel do Sacavém com crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Também serão realizadas palestras nesta terça, quarta e quinta-feiras, com o objetivo de chamar atenção para a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infantojuvenil, abordando o enfrentamento a diversas violações, como violência sexual, maus tratos, exploração do trabalho e negligência.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que, no Brasil, por ano, são registrados cerca de 100 mil casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Menos de 20% desses casos chegam ao conhecimento das pessoas encarregadas de tomar providências. Apenas em 2014, foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil. Casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados por meio do Disque 100.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.