Gato

São Luís tem pelo menos 9 mil ligações clandestinas de energia

Casos de irregularidades estão sendo detectados em maior quantidade em locais periféricos; além dos riscos para quem fez o "gato" e para os vizinhos, o procedimento gera prejuízo para o sistema de fornecimento de energia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58

A prática de fazer ligações clandestinas, conhecidas popularmente como "gatos", traz riscos de acidentes graves e até fatais e ainda pode trazer desagradáveis consequências judiciais para os responsáveis. Mesmo assim, o número de casos ainda é alto em São Luís. De janeiro de 2014 até maio deste ano, já foram identificadas pelo menos 9 mil ligações clandestinas, segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

De acordo com a Cemar, esse tipo de irregularidade é detectado nos mais diversos locais, dos bairros periféricos aos de classe média alta em todo o Maranhão. Hoje, pelo crescimento desordenado do estado, principalmente na capital, estão sendo detectados casos em maior quantidade nos locais periféricos.

Diariamente, equipes especializadas da companhia saem às ruas para identificar esse tipo de irregularidades, normalizando os clientes e, principalmente, conscientizando-os sobre os riscos e prejuízos causados pelas ligações irregulares. Além dos riscos para quem fez o "gato" e para os vizinhos, as ligações clandestinas geram prejuízo para o sistema de fornecimento de energia.

Segundo a Cemar, são vários os prejuízos. Financeiramente, a companhia deixa de arrecadar em média R$ 150 milhões por ano, que poderiam ser utilizados para melhorar o sistema elétrico. Além disso, essas ligações irregulares sobrecarregam o sistema elétrico, prejudicando o fornecimento de energia para a região assistida.

Penalidade - Benefícios como a Tarifa Social Baixa Renda têm ajudado a reduzir a quantidade de casos de ligações clandestinas, mas ainda de forma tímida. Isso por causa dos sucessivos aumentos da tarifa. A tarifa é um benefício concedido para as famílias que têm algum programa social do Governo Federal, como o Bolsa Família ou Vale Gás. Os descontos podem chegar até 65%, o cliente deve ir até uma das Agências de Atendimento da Cemar para realizar o procedimento com o NIS (número de inscrição social), CPF e RG em mãos para ter direito ao benefício.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, sob pena de reclusão, de um a quatro anos e multa. A pena é aumentada em um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno. Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

NÚMEROS
R$ 150 milhões
não são arrecadados por ano pela Cemar por causa das ligações clandestinas em todo o estado
16 mil ligações clandestinas foram identificadas de janeiro de 2014 até maio de 2015 no Maranhão
9 mil ‘gatos’ foram detectados apenas em São Luís nesse período

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.