CAMPANHA

Apenas 20% do público foi vacinado contra gripe

Imunização será realizada inicialmente até o dia 22 deste mês em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h58
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos fazem parte do público-alvo da vacinação contra gripe/Biaman Prado
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos fazem parte do público-alvo da vacinação contra gripe/Biaman Prado (gripe)

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da coordenação de Imunização, mostram que apenas 20,5% do público-alvo da campanha contra a gripe, percentual que corresponde a 39.201 pessoas, foi vacinado desde o dia 4 deste mês, quando foram iniciadas as ações. Segundo a pasta, desse total, a maioria é constituída por crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas acima dos 60 anos.

A meta atingida até o momento pelo Município está distante do quantitativo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), que estimou a cobertura imunológica de pouco mais de 203 mil pessoas na capital maranhense.

Ainda segundo a pasta, do total de pessoas assistidas e protegidas imunologicamente, 16.713 são pessoas idosas (20,9%); outras 11.867 são crianças (20,5%); 7.253 pessoas vacinadas são trabalhadores da saúde; 2.986 são gestantes (23,1%) e 382 pessoas vacinadas contra a enfermidade são puérperas.

Meta - No ano passado, o Município enfrentou dificuldades para o cumprimento da meta. De acordo com informações repassadas à época pela própria Semus, a campanha se estendeu quase um mês após a data estipulada inicialmente pelo MS para o cumprimento da meta. Segundo a pasta, a campanha - que deveria ter sido encerrada no dia 9 de maio de 2014 - foi prorrogada até o dia 2 de junho do mesmo ano.

Apesar disso, a capital maranhense conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Governo Federal em 2014, que era de proteger 80% do público-alvo. Dados do Programa Nacional de Imunização demonstraram que, na capital maranhense, 158.069 pessoas receberam, somente no ano passado, as doses da vacina. O resultado alcançado pelo Município mobilizou, principalmente, os trabalhadores da área da saúde e as puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

A Semus informou ainda que estão à disposição dos cidadãos cerca de 66 postos de saúde da rede pública de assistência para atendimento na rede. Apesar disso, têm sido constantes as reclamações de usuários em relação, segundo eles, à falta de equipes nas unidades para a promoção da imunização. No Centro de Saúde Paulo Ramos, por exemplo, na tarde de terça-feira (12), usuários que procuraram o local entre o meio-dia e as 14h denunciaram a O Estado que, naquele momento, não havia profissional para realizar a vacinação.

Por outro lado, sobre o caso, a Semus informou que todos os profissionais de assistência de imunização da capital maranhense estão mobilizados nos postos e centros de saúde do Município. Até o fim deste mês, a Semus deverá confirmar a promoção de novo dia D para o combate à gripe.

NÚMEROS
39.201
é a quantidade de pessoas vacinadas, até o momento, pela campanha da gripe em SL
203 mil é a meta de cobertura estabelecida pelo MS ao Município

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.