CRÍTICA

Margaridas no teatro maranhense

Espetáculo Adoráveis Margaridas está em cartaz aos sábados no Teatro João do Vale, emociona e tem cuidado com a estética

Breno Ferreira/ Especial para o Alternativo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Cena do espetáculo Adoráveis Margaridas
Cena do espetáculo Adoráveis Margaridas (Adoráveis Margaridas)

É difícil encontrarmos espetáculos realizados por grupos de São Luís que tenham uma preocupação clara com a estética, geralmente, os artistas culpam a falta de apoio. "Adoráveis Margaridas”, em cartaz aos sábados no Teatro João do Vale (Praia Grande) também se depara com a mesma realidade, mas buscou-se alternativas bastante criativas. Se destacam, por exemplo, os cuidados com o cenário e o figurino.

A estória é boa. Os diálogos são simples e transitam, com leveza, entre drama e comédia, o que contribui para a aproximação do público com a temática. Explorar o enredo sobre solidão na terceira idade sem que se carregue no tom dramático é uma tentativa, no mínimo, louvável, e Margaridas se saiu bem.

A escolha das músicas pode não ser extraordinária, mas também merece destaque. Ouvir a música/tema do filme “A Lista de Schindler” em uma das cenas finais foi emocionante.

E por falar em emoção, a parceria entre os atores Fernando Braga e Jeferson Plácido é nítida e emociona. Vale a pena observar o cuidado com a construção dos personagens. E, mesmo com a pouca movimentação em cena, a dupla supre esse pequeno deslize da direção.

Se na última década, o teatro maranhense produziu sucessos de público, como "Pão com Ovo" e "Uma Linda Quase Mulher", com o único propósito de entreter, “Adoráveis Margaridas” me fez lembrar os belíssimos espetáculos “Memórias de um Mau Caráter”, de Marcelo Flecha, e “Morte e Vida Severina”, de Josué Costa, que tiveram êxito ao aliar o prazer de ir ao teatro e a discussão sobre questões mais sérias.

Nota: 8! Aproveitem para assistir. O espetáculo ainda terá duas apresentações. Sempre, aos sábados, às 19h.

MAIS

O espetáculo conta a história de duas irmãs já idosas, mostrando com humor suas experiências de vida e seus sofrimentos mais profundos. A solidão e o abandono são apresentados sem falsos pudores, abordando temas como sexo e morte. O espetáculo é encenado pelos atores Fernando Braga e Jeferson Plácido.

SERVIÇO

O quê

"Adoráveis Margaridas"

Quando

Aos sábados, às 19h

Onde

Teatro João do Vale

Ingressos

R$20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.