Violência

40 mortes violentas registradas nos 13 dias deste mês, na Ilha

Média é de três crimes por dia, segundo dados revelados ontem pelo Ciops; pelos números, 32 são homicídios dolosos, dois latrocínios, cinco em intervenção policial e um a esclarecer; Jardim Tropical lidera o ranking com três assassinatos

Ismael Araujo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
João Batista da Silva foi uma das três mortes registradas no Jardim Tropical
João Batista da Silva foi uma das três mortes registradas no Jardim Tropical ( 40 mortes violentas registradas nos 13 dias deste mês, na Ilha)

Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) revelam que ocorreram 40 mortes violentas somente nos 13 dias deste mês na Região Metropolitana de São Luís, com média de três mortes por dia. A polícia já contabilizou um aumento de 33% dos casos de homicídios dolosos em relação ao mesmo período do ano passado. Naquela época, foram contabilizados 24 casos contra 32 neste ano.

Apenas na terça-feira, 12, o registro foi de cinco assassinatos sendo um no período da tarde e os outros quatro casos à noite. Uma das vítimas foi Ronald Soares Estrela, de 20 anos, que foi morto a tiros no quarto da sua residência, na Vila Isabel Cafeteira. De acordo com as informações da polícia, três homens desconhecidos invadiram a casa da vítima e a mataram.

Ele morreu no local e os suspeitos fugiram. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser submetido ao exame de necropsia. A polícia não soube informar o motivo do crime e até a tarde de ontem os suspeitos não tinham sido presos.

No bairro Novo Horizonte, em Paço do Lumiar, foi assassinado Leonardo Oliveira da Silva, o Tripinha, de 20 anos. Segundo a polícia, Gilberto Rodrigues Barros, de 24 anos, teria atirado contra ele e fugido em um veículo Pálio prata, de placas NHG-7936. Guarnições da Polícia Militar foram acionadas e conseguiram prender o suspeito que foi conduzido para o plantão de Polícia Civil do Maiobão onde foi autuado.

Já as outras vítimas de terça-feira foram identificadas como Adeilson Frazão Vale, de 19 anos, morto a tiros no bairro J. Câmara, em São José de Ribamar; Carlos Augusto Silva, de 44 anos, moto a tiros no Anil, e João Batista Soares da Silva, de 17 anos. O adolescente levou mais de seis tiros desferidos por homens desconhecidos, que estavam em uma motocicleta Bros amarela e preta, de placa não identificada, no Jardim Tropical II.

Tropical – Pelo menos três crimes já foram registrados este mês no Jardim Tropical. O primeiro caso ocorreu no dia 3, quando foi morto a tiros Adriano Silva Mendonça, o Cabeça, de 24 anos, e ainda foi alvejado no abdômen Eric Gladson Silva, de 20 anos. Os autores dos crimes, que estavam em Astra branco, de placas não identificadas, não foram identificados. Eric Silva foi socorrido e levado para o Socorrão II, onde foi medicado. A polícia não soube informar o motivo do crime.

No último dia 4, quatro homens não identificados, efetuaram vários disparos contra Luis Felipe Mota Lima, de 21 anos, na porta de sua casa, na Travessa Alameda Campos, no Jardim Tropical I. Os criminosos ainda atingiram o joelho da técnica de enfermagem Joselina Nunes.

Eles estavam conversando quando foram surpreendidos pelos criminosos. Luis Felipe Lima morreu ainda no local, enquanto a técnica em enfermagem foi levada para o Socorrão II, onde passou por um tratamento cirúrgico. O último caso ocorreu na terça-feira, e a vítima foi João Batista da Silva.

Latrocínio - A Polícia Civil ainda está investigando os dois casos de latrocínios ocorridos este mês na Grande São Luís. A delegada Maria de Jesus Melo, da delegacia do bairro da Cohab, informou que já foi identificado por meio de imagens de câmera de segurança de estabelecimentos comerciais da Cohab, o autor do tiro que vitimou o adolescente Rondinelle Ferreira da Costa, de 18 anos, ocorrido no dia 4, dentro de um ônibus.

O criminoso teria entrado no coletivo, que faz linha Habitacional Turu, de número 42107, no Terminal da Integração da Cohab e nas proximidades da Maternidade Marly Sarney, abordou o jovem, exigindo o seu celular. Diante da reação. o criminoso atirou contra ele, o atingindo na cabeça. A vítima caiu e ele pegou o celular. O Rondinelle ainda foi socorrido e levado para o Hospital Socorrão II, na Cidade Operária, onde morreu.

A outra vítima de latrocínio foi Fernando Sousa Dias, de 44 anos, no bairro Santa Clara. O fato ocorreu no dia 5. A vítima levou um tiro e ainda teve a sua motocicleta levada pelo bandido. O crime está sendo investigado pela Delegacia de Roubo e Furtos, que ainda não conseguiu identificar o criminoso.

NÚMERO

40

é o número de mortes violentas registradas este mês (13 dias) na Região Metropolitana de São Luís, sendo 32 homicídios dolosos, dois latrocínios, cinco mortes durante intervenção policial e uma morte a esclarecer

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.