Acidentes de trânsito

Lançada em Imperatriz campanha de prevenção de acidente de trânsito

Sest/Senat firmou parceria com o Grupo Mirante e outras empresas para ministrar palestras sobre noções de meio ambiente, legislação de trânsito, primeiros socorros e, especialmente, direção defensiva; ação visa à diminuição do alto número de vítimas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Acidente no trânsito é o foco de campanha promovida em Imperatriz pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte //  Arquivo
Acidente no trânsito é o foco de campanha promovida em Imperatriz pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte // Arquivo (Acidente)

Imperatriz – A Unidade do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) está promovendo uma campanha de prevenção de acidentes no trânsito, em Imperatriz. Qualquer empresa, mesmo não sendo filiada, pode solicitar gratuitamente uma palestra sobre o tema. A entidade firmou parceria com o Grupo Mirante Imperatriz.

A entidade ligada ao setor de transportes disponibiliza funcionários para palestras sobre noções de meio ambiente, legislação de trânsito, primeiros socorros e direção defensiva. “Nota-se que os motoristas não têm noção de direção defensiva, por isso esse índice alto de acidentes de trânsito, não só em Imperatriz, mas no Brasil de um modo geral”, analisou Valdenilton Lopes Cavalcante, que integra o quadro de palestrantes do Sest/Senat.

O especialista afirma que em todo acidente aconteceu falta da direção defensiva por parte de um dos motoristas. Ele definiu a direção defensiva como o ato de corrigir o erro alheio.

Impactos - O diretor da unidade do Sest/Senat, em Imperatriz, Alexandre Padilha, explicou que os dados do Ministério da Saúde e hospitais de emergência apontam que o alto índice de acidentes tem impacto nas empresas, razão para a campanha de orientação da entidade.

“Boa parte dos afastamentos nas empresas hoje é decorrente de acidentes de trânsito. E esse número está crescendo, há pessoas mutiladas decorrentes de acidentes de trânsito”, alertou Padilha.

O diretor ressaltou que ao ter o funcionário acidentados a empresa tem uma baixa na sua força produtiva em razão da demanda de tempo de recuperação e em muitos casos o funcionário passa a ocupar outra função diferente da que desempenhava antes de ser vítima do sinistro.

Nesse caso, a empresa é obrigada a recrutar e treinar um novo funcionário para o posto daquele acidentado, processo que demanda tempo e gastos. “Então é um pensamento que todos devem ter para prevenir, para que todos consigam evitar o acidente ou ao menos consigam minimizar os efeitos do acidente”, complementou o diretor.

Valdenilton Lopes fez questão de dizer que qualquer empresa ou entidade pode fazer contato com a entidade para solicitar palestras pelo telefone (99) 99206- 3638 em horário comercial.

Parceria - O Sest/Senat, também, firmou parceria com empresas de várias áreas, não apenas da área de transporte. Após uma palestra sobre direção defensiva para colaboradores a entidade firmou convênio com o Grupo Mirante Imperatriz.

Pela parceria, a unidade de Imperatriz vai oferecer cursos de qualificação profissional para colaboradores e dependentes do Grupo Mirante. Também serão oferecidos atendimentos em saúde, como fisioterapia, odontologia, nutrição e a parte da utilização do lazer com a disponibilidade do clube da entidade.

O diretor do Grupo Mirante Imperatriz, Alan Neto, disse que fez uma visita ao diretor da unidade e ambos acertaram um ciclo de palestras para os colaboradores, a primeira foi sobre direção defensiva no mês passado.

Alan Neto lembrou que, também, que foi firmado um convênio pelo qual os colabores terão acesso aos serviços oferecidos pelo Sest/ Senat por um custo muito baixo. O Grupo Mirante Imperatriz participa de uma campanha de prevenção de acidentes de trânsito que tem à frente o Ministério Publico Estadual (MP) em parceria com a Prefeitura de Imperatriz.

Alerta – Direção defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. No Brasil, a resolução 168/04, de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.

O condutor atento está sempre alerta, minimizando a possibilidade de ser surpreendido, e ao saber tudo que ocorre ao seu redor. Os principais inimigos da atenção observados são aqueles que desviam a visão do condutor da via ou fazem com que ele divida a atenção com outras situações menos importantes ou diminuam sua concentração: conversas com passageiros, som veicular, uso de telefone celular (whatsapp, Facebook e outros aplicativos), uso de álcool e drogas e o sono.

Saiba mais

- A unidade do Sest/Senat de Imperatriz fica na BR-010, s/nº no perímetro urbano sentido Imperatriz a Açailândia. Na obra foram investidos, segundo informações da época, R$ 20 milhões e a inauguração foi no dia 15 de junho de 2012.

- O Sest/Senat tem cerca de 150 unidades em todo o país e o atendimento é integrado. Com isso, um trabalhador em trânsito pode começar um tratamento em uma unidade e terminar em outra do mesmo Estado. Os serviços são mantidos com recursos da arrecadação que é feita do Departamento Nacional de Transportes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.