Caso Rondinely

Comunidade do Parque Vitória faz passeata após latrocínio de jovem

Rondinely da Costa morava no bairro e foi atingido com dois tiros dentro de um ônibus na Cohab, no dia 6; amigos pedem justiça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Exibir faixas e cartazes com frases como "Queremos paz e segurança", "Chega de violência", "Ele não reagiu", entre outras, foi a forma encontrada pelos familiares, amigos e moradores do conjunto Parque Vitória, no município de São José de Ribamar, para protestar, durante uma passeata realizada na manhã de sábado, dia 9, contra o latrocínio (roubo seguido de morte) do estudante Rondinely Ferreira da Costa, de18 anos. Ele foi brutalmente assassinado a tiros, na segunda-feira, dia 4, no interior de um ônibus que fazia linha para o Habitacional Turu. O fato ocorreu em frente à Maternidade Marly Sarney, no bairro da Cohab, durante um assalto.

Segundo testemunhas, o homicida entrou no ônibus dentro do Terminal de Integração da Cohab e, logo depois, tentou furtar o celular do estudante. Na oportunidade, Rondinely da Costa teria se assustado com a ação do criminoso e acabou sendo alvejado com dois tiros na cabeça. No momento do crime, o coletivo estava lotado. Após praticar o assalto, o criminoso fugiu levando o celular do jovem, que foi socorrido mas morreu na madrugada seguinte.

O estudante recebeu os primeiros-socorros de enfermeiros da maternidade e depois foi levado para o Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura (Socorrão II) em uma ambulância da Marly Sarney, em estado grave.

Segurança - Para cobrar uma ação mais enérgica do Sistema de Segurança Pública do Estado, a comunidade resolveu percorrer ruas e avenidas do Parque Vitória clamando por justiça e pedindo paz. A manifestação saiu da Praça do Rodão e, vestindo camisetas brancas, a população da área cobrou mais atenção das autoridades e entoou cânticos de oração em homenagem ao estudante assassinado.

Ele não merecia isso, pois era uma pessoa boa, respeitava todo mundo e gostava de fazer amigos”Marcos Vinícius, colega da vítima

Um dos coordenadores da passeata, Rafael Garcez, disse que a comunidade do Parque Vitória não aguenta mais tanta violência na área. "Nosso amigo [Rondinely] era uma pessoa boa, católica e não merecia ter sido morto por causa de um celular. Ele nem reagiu e, mesmo assim, acabou sendo assassinado. Por isso, estamos aqui nessa manifestação pedindo paz a todos", declarou.

O estudante Marcos Vinícius, que estuda na mesma escola de Rondinely da Costa, o Centro de Ensino Cidade de São Luís considerou a morte do colega uma barbaridade. "Ele não merecia isso, pois era uma pessoa boa, respeitava todo mundo e gostava de fazer amigos. Era um jovem muito querido na escola, que com a sua morte ficou triste", comentou.

Durante todo percurso da manifestação, viaturas da Polícia Militar acompanharam o trajeto para evitar qualquer incidente. Do carro de som alugado para a passeata, palavras de ordem pedindo justiça e mais segurança foram a tônica do movimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.