Gripe

Acontece hoje o Dia D de vacinação em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza hoje,9,das 8h às 17h, em 66 unidades da rede de assistência (unidades mistas e centros de saúde) e em mais de 94 postos volantes da capital maranhense o dia D de vacinação contra a gripe. As ações de imunização começaram na segunda-feira (4) em toda a cidade e, até ontem haviam sido vacinadas 8.511 pessoas do público-alvo.

A secretaria municipal de Saúde, Helena Duailibe, convoca a população para que compareça aos postos. " Estamos mobilizando todo o efetivo de saúde para este dia importante. Funcionários das unidades e voluntários estarão nas comunidades mais distantes com o objetivo de abranger o maior número possível de pessoas e, desta forma, manter a nossa população saudável e imune à gripe", destacou.

Entre os locais de grande demanda que terão profissionais da saúde imunizando pacientes estão centros comerciais (Tropical Shopping e São Luís Shopping), além de praças em alguns bairros e sedes de associações. No total, a capital maranhense recebeu, via Ministério da Saúde (MS), pouco mais de 203 mil doses de vacina contra a gripe.

Crianças - A Semus esclarece ainda que constituem o público-alvo crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

Na campanha de imunização contra a gripe de 2014, a capital maranhense conseguiu atingir a meta estabelecida pelo governo federal, que era de proteger 80% do público-alvo. Dados do Programa Nacional de Imunização demonstram que, na capital maranhense, 158.069 pessoas receberam as doses da vacina no ano passado.

MAIS

A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é o sintoma mais importante da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.