Doação

Frascos de vidro são entregues ao HU para armazenar leite humano

Cemar e Hospital Universitário firmaram parceria para que os frascos que iriam para o lixo sejam reaproveitados pelo Banco de Leite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Faltando poucos dias para o Dia das Mães, a Cemar realizou ontem a entrega de 200 recipientes de vidro arrecadados nos postos de coleta seletiva do projeto EcoCemar ao Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA). A entrega foi a primeira do projeto, que visa suprir a necessidade de doações de recipientes, com o objetivo de intensificar as doações de leite. Hoje, o HU tem uma demanda de 60 recém-nascidos que precisam de doação de leite materno.

Desde que foi fundado em 2011, o projeto EcoCemar vem realizando a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de luz, promovendo a destinação adequada do material à indústria de reciclagem. Um dos únicos materiais que não era recebido era o vidro, por causa da ausência de uma indústria no estado que pudesse fazer a reciclagem desse material.

Parceria - Nessa nova etapa, por meio da parceria com o HUUFMA, o projeto passou a receber recipientes de vidro. Agora, os vidros, que poluíam a natureza, ganham um destino muito mais nobre: ajudar a salvar vidas. Depois de higienizados e esterilizados pela equipe do hospital, os frascos estão prontos para armazenarem o leite doado.

De acordo com o gerente de planejamento da Cemar, José Carlos Nascimento, a entrega de recipientes de vidro nos postos do EcoCemar não gera descontos na conta de luz como os outros materiais (papel, plástico e metal) levados pelas pessoas. Mas a colaboração da sociedade é até mais importante, pela possibilidade de ajudar os pequenos que tanto necessitam.

"Ainda não recebíamos vidro, pois não havia outro destino a dar a esse material. Mas, buscando parceiros, percebemos que havia uma grande necessidade do Banco de Leite e uma grande quantidade de frascos que iam para o lixo todos os dias poderiam salvar a vida dessas crianças", lembrou José Carlos Nascimento.

Doações - Segundo Vânia Cantanhede, chefe da divisão de gestão do cuidado do HUUFMA, a parceria vai colaborar para suprir a grande necessidade também da doação de frascos, além da necessidade de doações de leite.

Hoje, o Banco de Leite recebe uma média de 2 mil a 3 mil ml de leite, mas o ideal seria 10 mil ml por dia. No mês de abril, o Banco de Leite recebeu 74.676 ml de leite. Depois da pasteurização, restaram 51 mil ml e desse total, 40 mil foram distribuídos. Além de estar abaixo do que seria ideal, há também a necessidade quanto aos frascos. Mas, com as doações por meio da parceria com a Cemar, mais leite poderá ser armazenado para chegar aos bebês.

"Depois de devidamente esterilizados, o frasco está propício para receber o leite, que é fator primordial para que os recém-nascidos estejam mais protegidos contra infecções e respondam melhor às terapias a que estão sendo submetidos. Agora, não são só as mamães que poderão contribuir conosco doando o leite. Mas todas as pessoas que tenham um recipiente em sua casa", afirmou Vânia Cantanhede.

Para contribuir com o projeto, basta entregar os frascos de vidro com tampa de plástico em qualquer um dos 14 postos de coleta do EcoCemar em São Luís. Os frascos podem ser doados ainda com restos de produtos, pois o Banco de Leite, juntamente com a Central de Material e Esterilização do HUUFMA fará o processo de higienização.

Para o diretor de relações institucionais da Cemar, José Jorge Soares, com a adesão da sociedade, as próximas doações devem ser de quantidades muito maiores de recipientes. "Se reclama muito que a cidade é muito suja, que as prefeituras não limpam a cidade, mas a cidade limpa é a que menos se suja.

Com essa parceria, estamos reafirmando a missão da Cemar em partir para um processo de reeducação da população. Muitos ainda não fazem a doação porque desconhecem, mas com essa divulgação as pessoas vão ver que também podem ajudar. Hoje, estamos entregando 200 frascos, mas essa parceria renderá frutos muito maiores", afirmou.

NÚMEROS DE DOAÇÕES
60 crianças
necessitam das doações do Banco de Leite Humano do HUUFMA atualmente
74 mil ml de leite foram recebidos pelo banco em abril
51 mil ml restaram depois do processo de pasteurização
40 mil ml foram distribuídos aos recém-nascidos
2 mil a 3 mil ml de leite são as doações recebidas diariamente

SOBRE O BANCO DE LEITE DO HU
O Banco de Leite
do HU foi criado em 15 de dezembro de 1999 e é cadastrado na Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. As doações de leite podem ser feitas de duas formas: externa e interna. As mamães podem fazer sua doação no hospital universitário ou domiciliar e recebem orientação antes, para evitar contaminação do leite. Uma equipe vai buscar a doação na casa da doadora. Para doar, basta ligar para o telefone 2109-1178.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.