Grande volume de água

Uma hora de chuva provoca alagamentos e transtornos na Ilha

O Estado percorreu na tarde de ontem diversas vias da capital maranhense e constatou que alguns trechos ficaram com grande volume de água acumulada

Thiago Bastos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Foram cerca de 60 minutos de chuva na capital maranhense, na tarde de ontem, mas os transtornos puderam ser vistos durante muito mais tempo em ruas e avenidas da Região Metropolitana de São Luís. Em algumas vias, o volume de água foi tão grande que invadiu estabelecimentos comerciais. Até o fechamento desta página, a Defesa Civil Municipal não havia registrado casos de deslizamento de terra em áreas de risco.

A chuva começou a cair com mais intensidade em São Luís, por volta das 16h10 de ontem. Com menos de 10 minutos de precipitações, a Avenida Jerônimo de Albuquerque, principalmente no trecho próximo ao Terminal da Cohab, ficou submersa. Funcionários das lojas situadas no entorno da avenida tiveram de usar esfregões para retirar o excesso de água que ameaçava entrar na parte interna dos estabelecimentos.

Por causa da baixa visibilidade, condutores de veículos tiveram de ligar os faróis para minimizar riscos de acidentes. Carros e principalmente motocicletas reduziram a velocidade em determinados trechos. Até mesmo uma ambulância da Prefeitura de São Luís teve dificuldades para passar na via. "Toda vez que chove nessa cidade fica esse caos", disse o promotor de eventos Luciano Oliveira, que passava com seu veículo na via durante a chuva.

Além da Avenida Jerônimo de Albuquerque, ruas adjacentes a ela ficaram inundadas por causa do grande volume de chuva, agravado pelo entupimento das galerias feitas no entorno. Na Avenida 4, na Forquilha, nas proximidades da empresa 1001, os veículos foram parcialmente cobertos pela grande quantidade de água. Lojas também ficaram inundadas, apesar da proteção das calçadas. "Aqui o problema é antigo e também ocorre porque muita gente joga lixo onde não deve. Aí fica difícil isso não acontecer", disse o comerciante Júlio Almeida Silva, cujo estabelecimento comercial foi invadido pela chuva.

Na Avenida 13, no bairro Cohab Anil IV, uma loja de artigos esportivos ficou alagada. Desesperada, uma funcionária do estabelecimento tentava, utilizando apenas um pano de chão, retirar a água do local. "É difícil a gente viver assim, com tantos prejuízos todos os dias", disse Leudilene Sousa, vendedora da loja. Na Rua Projetada, na Forquilha, um grande volume de água percorria a via durante a chuva. "Parece um rio", disse, espantada, a moradora Leda Soares, que reside em um imóvel próximo à via.

Outros pontos - Na avenida dos Africanos, ao lado da entrada do bairro Coroadinho, a via ficou parcialmente alagada, o que dificultou o fluxo de veículos. Alguns semáforos ficaram sem funcionar. Já na Avenida dos Franceses, ao lado do terminal rodoviário, o trecho ficou coberto por chuva, apesar da presença de galerias no local.

Na MA-202, que dá acesso à Maioba, foram registrados vários pontos de alagamento, sendo o principal deles ao lado da entrada da Forquilha. Por causa da quantidade de água na via, o trânsito ficou lento no trecho. Situação semelhante foi vivida na Avenida 13, rua 135, no Maiobão. Algumas casas foram invadidas pela água.

METEREOLOGIA

Procurado por O Estado, o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ainda não havia confirmado se a chuva registrada na tarde de ontem era a maior, em termos de volume pluviométrico deste ano. O Núcleo confirmou que o mês de maio é considerado o período mais chuvoso, com base na média histórica da Grande Ilha. De acordo com os meteorologistas, deverá chover até 500 milímetros de chuva, somente este mês. uerque, principalmente no trecho próximo ao Terminal da Cohab, ficou submerso. Funcionários das lojas situadas no entorno da avenida tiveram de usar esfregões para retirar o excesso de água que ameaçava entrar na parte interna dos estabelecimentos.

NÚMERO DA CHUVA
500 milímetros é a previsão do Núcleo de Meteorologia da Uema para o mês de maio na capital maranhense
1 hora foi a duração da chuva na capital maranhense, na tarde de ontem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.