Imunização

Campanha de vacinação contra a gripe atrai público-alvo aos postos

Mais de 200 mil doses de vacina contra a gripe devem ser distribuídas em São Luís até o fim da campanha, previsto para o dia 22 deste mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe foi de movimento intenso nos postos de saúde de São Luís. Muitos pais levaram seus filhos e idosos se dirigiram aos pontos de vacinação para garantir a imunização. Para alcançar a meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde (MS), o Município elaborou estratégias como levar postos volantes aos bairros.

A campanha de vacinação contra a gripe começou ontem e segue até o dia 22. São 203.248 doses disponíveis para o público-alvo da capital, que é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema prisional.

Também devem ser vacinadas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e acamados. Nesse último caso, basta entrar em contato com a Superintendência de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município para que uma equipe de brigada possa fazer a imunização em domicílio.

Demanda - Ontem, muitas crianças, levadas por seus pais, estiveram nos postos, na tentativa de não enfrentar filas logo no início da campanha. Foi o que aconteceu com a atendente Lucélia Abreu Gonçalves, que já havia ido ao posto na semana passada em busca da vacina para o filho José Alexandre, de
1 ano e 7 meses.

"Em todas as campanhas, venho no começo. Na hora que vi na TV que teria vacinação, vim logo. Mas me explicaram que só teria a partir hoje [ontem]. Gosto de vir no começo porque meu filho tem doenças respiratórias e já teve uma lesão no pulmão, então vacino logo para não ter nenhuma complicação", explicou a atendente.

Muitos idosos também não perderam tempo e foram se vacinar ontem mesmo, como a aposentada Maria do Carmo Mendes. "Todos os anos eu venho tomar essa vacina. Muita gente diz que tem medo de dar alguma reação, mas eu não tenho medo. Prefiro tomar e ficar protegida. Vim hoje para me livrar logo", disse.

“A população pode ficar despreocupada e ir aos postos, porque a vacina é segura. Só traz benefícios. Não há questões de alergia como aconteceu em outras vacinas”Terezinha Lobo, superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, sobre vacinação contra gripe

Assim como destacado pela aposentada Maria do Carmo Mendes, a rejeição que algumas pessoas apresentam à vacina foi uma das causas apontadas para o não cumprimento da meta de vacinação durante a campanha do ano passado. Em outros estados, houve relatos de pessoas que apresentaram alergias à vacina, especialmente aquelas com algum tipo de intolerância à lactose. Em 2014, durante os 18 dias de campanha, o Município de São Luís havia cumprido apenas 30% da meta.

De acordo com a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, Terezinha Lobo, as vacinas são seguras e a população pode ir aos postos. "É importante não deixar para a última hora. Como atestado pelo Ministério da Saúde, a vacina é segura. Inclusive, temos estudos que mostram que há uma diminuição de 39% a 45% nas internações por pneumonia e uma diminuição de 45% a 75% da morbimortalidade", ressaltou.

Estratégias - Caso o Município consiga aplicar as doses de vacina à disposição, deverá superar a cobertura imunológica alcançada no ano passado, quando, de acordo com Programa Nacional de Imunização, na capital maranhense, 158.069 pessoas receberam a vacina.
Para garantir que as 203.248 doses disponíveis nessa campanha sejam aplicadas, a Vigilância adotou algumas estratégias. Durante toda a campanha, as doses estarão disponíveis nos 64 postos da capital e o Dia D, que é nacional, será no dia 9. Nessa data, 94 postos volantes serão distribuídos por diversos bairros da cidade.

NÚMERO DA GRIPE

203.248 é o número de doses disponíveis para o público-alvo da capital
881 funcionários estão envolvidos na campanha de vacinação
250 voluntários de diversas entidades irão colaborar com a campanha no Dia D
64 é o número de postos onde as doses da vacina estão disponíveis em São Luís
9 é o dia D de mobilização para a imunização contra a gripe, na capital maranhense
30% foi a cobertura vacinal, no ano passado, durante o período oficial de campanha estabelecido pelo MS na capital maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.