Quem mentiu?

Reportagem de Caras gerou polêmica na web. Tudo porque a atriz Leona Cavalli revelou ter recebido da Setur a honra de ter seu nome dado a uma das lagoas do Parque do Lençóis. A secretaria da pasta correu para desmentir. Quem terá mentido nessa história?

Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

A reportagem da revista de entretenimento Caras gerou polêmica neste fim de semana no Maranhão. Com visibilidade apontada por alguns em redes sociais como comprada pelo governo estadual, o semanário faz dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, cenário para uma entrevista com a atriz Leona Cavalli.

Até aí nenhum problema não fosse a declaração da atriz de que o governo do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, tivesse concedido a Leona Cavalli a honra de ter uma das lagoas do Parque dos Lençóis batizada com seu nome.

A declaração causou polêmica nas redes sociais e a cobrança de seguidores do governador Flávio Dino foi automática. Vale lembrar que, ao assumir o governo, Dino baixou decreto proibindo nomes de pessoas vivas em prédios públicos. Tudo bem que uma lagoa no meio dos Lençóis Maranhenses não é um prédio público, mas nas redes sociais ninguém quis saber disso.

Diante de tantas reclamações, a secretária de Turismo, Delma Andrade, usou as mesmas redes sociais para rebater a revista Caras, dizendo que a atriz não recebeu qualquer homenagem e o que houve foi somente um desejo expressado por Cavalli.

Com isso, parecia que toda a polêmica se encerraria se não fosse uma postagem de Leona Cavalli no Instagram em que ela confirma o recebimento da honraria dada pelo governo estadual.

“Matéria da @carasbrasil da viagem ao Maranhão, nos Lençóis Maranhenses, onde a Secretaria Estadual de Turismo deu meu nome a uma das belíssimas Lagoas de água da chuva”, escreveu a atriz Leona Cavalli.

Sendo assim, quem mentiu nessa história toda?

Pesar

A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) lamentou a morte do prefeito de Central do Maranhão, Benedito Barros.

Roseana disse que Barros foi uma das grandes lideranças do PMDB no Maranhão.

"Benedito Barros será sempre lembrado como um exemplo de luta e de determinação. Que Deus conforte a família e os amigos que acompanharam a história do homem e do político que deixou sua obra na cidade onde ele tanto se dedicou por seu povo", disse.

Nova estratégia

A mídia do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) tem explorado a imagem da primeira-dama do município de São Luís, Camila Vasconcelos.

Coordenadora do programa “Todos por São Luís”, Camila passou a ser tema de releases e de informes publicitários da gestão petecista.

A ideia é fazer com que Edivaldo “pegue carona” na caminhada da esposa - apontada como positiva -, e baixe a sua rejeição perante o eleitorado.

Nas redes

Edivaldo também tem sido mais visto perto da população, principalmente na periferia da capital.

Abriu uma conta oficial em canais de redes sociais e passou a explorar a comunicação como uma carta na manga no ano que antecede a disputa eleitoral.

Edivaldo já espera por uma disputa difícil em 2016 porque sabe do potencial de seus adversários. E já se mobiliza por isso.

Na televisão

A Câmara Municipal de São Luís anunciou que transmitirá as sessões da Casa pela televisão.

Isso será possível por meio de cooperação entre o legislativo municipal e a Câmara dos Deputados.

Vereadores estiveram com o diretor de comunicação da Câmara, deputado Cléber Verde (PRB), que garantiu esforços para concretizar o projeto.

Mundo digital

Os vereadores desta legislatura tentam, mesmo que tardiamente, entrar na era das redes sociais e também deixar suas ações mais visíveis para a população.

Cansados e preocupados com a imagem de que o parlamentar de São Luís não faz nada, os vereadores contam – ainda de maneira tímida – com um programa de rádio que transmite as sessões da Casa ao vivo.

A promessa é de que a Câmara Municipal chegue ao esperado nível de transparência, cuja falta marca o legislativo municipal há anos.

Mais problemas

A fuga de 13 adolescente de uma unidade da Funac, ontem, soma-se aos episódios nada comemorativos da segurança no Maranhão.

Como em uma cena novelesca, os menores armados conseguiram, na hora do lanche, render os monitores e fugir pela porta da frente.

A Secretária de Segurança emitiu nota dizendo o mais do mesmo: abrirá procedimento para saber se houve facilitação da fuga.

Disputa

A cada dia esquenta o clima de disputa entre os partidos da base do governo de Flávio Dino.

A luta pelo apoio e atenção do governador tem ficado a cada dia mais claro e cobranças são permanentes.

O PDT é a legenda que mais cobra a aproximação do chefe do executivo que anda mais ligado ao PSDB e PPS.

Mais discurso

O governador Flávio Dino anunciou em entrevista em rede nacional, no fim do ano passado, que a partir do dia 1º de janeiro o Estado passaria a controlar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

De lá para cá, no entanto, o que há é um verdadeiro fracasso da gestão estadual em relação ao sistema penitenciário.

Fugas são registradas nos últimos dois meses. Deboche da criminalidade ao Estado. E até aqui mais uma vez o que houve foi apenas discurso do comunista.

Mais violência

E o problema da violência não se restringe ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

O governo estadual agora encara um crime com ares de pistolagem em sua gestão envolvendo um político.

Membro do PCdoB, mesmo partido do governador, o vereador de Santa Luzia, Vavá da Faísa, foi vítima de execução na tarde de ontem.

Fatos

Enquanto a violência se mostra de todas as formas, o governo comemora redução de número de homicídios como se os dados de agora fossem positivos.

E a comemoração é sempre olhando no retrovisor e apontando em direção a administração anterior.

O resultado são fatos mostrando o contrário do que quer divulgar a gestão de Flávio Dino.

E Mais

Edivaldo Holanda Júnior está de olho na possível fusão entre o PSB e o PPS, que promete render novidades à disputa de 2016.

Flávio Dino tem sido pressionado, mesmo que pelas redes sociais, por aliados de Edivaldo Júnior, que querem o apoio para 2016

O comunista, no entanto, vem afirmando que ficará neutro e deixará com os partidos decidirem o rumo a ser tomado.

Na sessão de hoje na Assembleia Legislativa deverá haver novos embates entre governistas e oposição.

A deputada Andrea Murad (PMDB) promete voltar a questões delicadas do governo estadual e a tentativa dos governistas de mudar o foco do debate.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.