Perigo

Buracos em avenidas são risco à segurança de pedestres e motoristas

Com a chuva, crateras ficam cheias de água, aumentando perigo de acidentes em vias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

O período chuvoso em São Luís evidenciou inúmeros problemas de infraestrutura nos bairros da capital. Os buracos - principal motivo de reclamação da população - tomam contam das ruas e dificultam o tráfego de veículos. No bairro Cohatrac, por exemplo, a Avenida C, situada entre os conjuntos Jardim Araçagy e Itaguará, está há quase dois meses interditada por conta da buraqueira, que já corta boa parte da via. Já na Avenida Joaquim Mochel, desde a extensão que passa pelo Cohatrac IV até o Planalto Anil, os buracos estão presentes em quase toda a pista.

A Avenida C está localizada em uma região limítrofe entre São Luís e São José de Ribamar, sendo de responsabilidade da prefeitura ribamarense a realização de melhorias na região. No entanto, há anos os moradores da área convivem com a situação dos constantes buracos que se formam na avenida.

Com a chegada das chuvas, o problema da buraqueira, que já era crítico, piorou ainda mais. Há quase dois meses os moradores decidiram interditar a Avenida C, utilizando restos de entulho, pedaços de madeira e até mesmo móveis velhos, como sofás, em uma tentativa de chamar a atenção do poder público para o problema da região. “Desde quando a via foi interditada, a Prefeitura de São José de Ribamar disse que o serviço seria feito dentro de 15 dias, o que nunca aconteceu. Já vai completar dois meses e a buraqueira só aumenta”, afirmou o comerciante Antônio Ribeiro.

Por conta da interdição, as duas linhas de ônibus que passavam pela via tiveram que mudar o itinerário e, os poucos carros que se arriscam a ultrapassar os obstáculos, precisam tomar muito cuidado para não sofrer nenhum dano no veículo. A Avenida C também é utilizada como acesso para a MA-202 (Estrada da Maioba), sendo uma importante rota alternativa para os motoristas. “É uma vergonha uma avenida como essa, onde passa ônibus, está nessa situação. Cabe um carro inteiro dentro desses buracos”, reclamou o morador Francisco da Silva.

Itapiracó – O problema da buraqueira também é uma situação recorrente na Avenida Joaquim Mochel, desde o trecho que corta o bairro Cohatrac IV até o Planalto Anil. Vários serviços de recapeamento asfáltico já foram feitos na via, mas, sempre que chove, os buracos voltam a aparecer.

Em um trecho próximo ao posto de saúde, uma enorme cratera se formou e já corta boa parte da avenida, obrigando os motoristas a desviar do obstáculo utilizando o outro lado da via. Próximo dali, na Avenida I, no bairro Cohab Anil, próximo ao Rio Anil Shopping, a situação se repete. Nos horários de pico, como no início da manhã de final da tarde, o trânsito fica complicado na região por conta da buraqueira, pois os condutores precisam diminuiu a velocidade e passar com cautela.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e de São José de Ribamar, para saber sobre a situação das vias citadas na reportagem. Mas, até o fechamento desta edição, não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.