Tradição

CDL São Luís completa 50 anos de história em defesa do comércio

Entidade, fundada em 28 de abril de 1965, é uma das mais tradicionais do estado e merecidamente reconhecida pelos relevantes serviços prestados ao setor empresarial, especialmente à atividade do varejo ludovicense

Ribamar Cunha/O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, localizada na rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís/Divulgação
Sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, localizada na rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís/Divulgação (Sede da CDL)

Há 50 anos, em 28 de abril de 1965, um grupo visionário de 22 empresários lojistas de São Luís, capitaneado por Francisco Guimarães e Souza, se reuniu para fundar uma entidade de classe para defesa dos interesses do comércio local. Ali nascia a hoje Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), uma das mais atuantes e representativas do estado.
Para o presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, a iniciativa desses 22 empresários em fundar a entidade foi bastante corajosa e ousada, num momento em que o país convivia com um dos períodos de grande repressão, que foi o regime militar implantado a partir do golpe de 1964.
E mais que isso, foi uma atitude desafiadora de aproximar os lojistas, visando fortalecer sua atuação e reforçar os laços de companheirismo, reciprocidade e colaboração em torno de interesses comuns. “Com esse
ideal, já se vão 50 anos em que esta casa trabalha em prol do desenvolvimento do comércio lojista ludovicense”, declarou Fábio Ribeiro, que se diz um privilegiado por dirigir a CDL justamente quando a entidade comemora cinco décadas de fundação.
Ao longo desses 50 anos, cada presidente e demais membros de diretoria deram importante contribuição para que a CDL se fortalecesse e elevasse sua representatividade, tornando-se uma das mais respeitadas instituições classistas, partícipe das principais transformações socioeconômicas e políticas do estado.
Uma entidade que defende não só os interesses dos lojistas, mas de toda a coletividade, pois tem procurado discutir com o poder público, não somente cobrando, mas também cooperando, apresentando projetos, para que problemas pontuais, mas que afetam a comunidade, sejam solucionados.
O pioneirismo da CDL São Luís, antes conhecida como Clube de Diretores Lojistas, foi espelho para que o movimento lojista se interiorizasse, estando presente hoje em 18 municípios, fortalecendo o associativismo e ofertando serviços de qualidade, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Desafios - Assim como no passado, guardadas as proporções, são muitos os desafios do presente e para o futuro do varejo. A missão da atual gestão é a mesma que moveu os dirigentes de épocas passadas, mas agora diante de uma nova ordem, com diversificação e expansão cada vez maiores da atividade para novos polos, fora do eixo do centro de São Luís, e o crescimento do comércio virtual.
Fábio Ribeiro reforçou que o papel da CDL é de continuar fomentando, integrando e fortalecendo a classe lojista. “Vamos trabalhar para aprimorar o desenvolvimento do comércio, implementar novos produtos e criar, para superar os desafios”.

Lojas fundadoras da CDL/São Luis

Guimarães e Sousa S/A Comércio e Representações
B. Murad e Cia Ltda
A Silva Com. E Ind. S/A
Lojas GS para Homens
Casa Marc Jacob S/A
Calçadeira Piauiense
D. Aragão e Cia Ltda Ind. e Com.
Casa Moraes Auto Máquinas S/A
Lojas Mendes
Galeria dos Livros
Lojas Seta S/A
Lojas Capri Ltda
Serrano Imp. e Esp. Ltda/Magazine Serrano
Desfile Calçados
Lojas Cacique Confecções
Lundgren Tecidos S/A
R Santos S/A
Camizeiro do Norte
M Rêgo e Cia Ltda
M Alencar Tecidos S/A
Casa Paris
Pacífico e Irmãos - lojas Arpaso
Movelaria Silva
Sapataria Mendes
J Brito – A Diamantina
Magazine Imperial

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.