Dia do Trabalho

Dilma usa redes sociais para mensagens ao trabalhador

A presidente, pela primeira vez na data, não fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, preferindo se manifestar em três momentos pela internet, que está sendo priorizada pela petista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Dilma Rousseff em uma das mensagens divulgadas no Dia do Trabalho pela Secretaria de Comunicação/Divulgação
Dilma Rousseff em uma das mensagens divulgadas no Dia do Trabalho pela Secretaria de Comunicação/Divulgação (Dilma 1 de Maio)

Brasília - A criação de um fórum para debater políticas de emprego e renda foi anunciada ontem, 1º, pela presidente Dilma Rousseff na terceira mensagem divulgada nas redes sociais pelo Dia do Trabalho. Na primeira mensagem, pela manhã, ela falou sobre ganhos do trabalhador com a valorização do salário mínimo. Na segunda, à tarde, ela tratou sobre a regulamentação da terceirização.

Dilma ressaltou que é preciso “nos acostumar às vozes das ruas” e defendeu o diálogo “franco e transparente” entre o governo e a sociedade como instrumento para a busca de consenso entre os diferentes setores da sociedade. “Temos que nos acostumar a fazer isso sem violência e sem repressão. Para isso, nada melhor do que o diálogo franco e transparente entre governo e sociedade”, disse Dilma.

Segunda - A regulamentação da terceirização deve manter a diferenciação para atividades-meio e fim nos vários setores produtivos, disse na tarde de ontem, 1º, a presidente Dilma Rousseff em sua segunda mensagem pelo Dia do Trabalho, nas redes sociais.

Na mensagem, Dilma Rousseff destacou também que o Projeto de Lei (PL) 4330, em tramitação no Congresso Nacional, ajudará a proteger o emprego de 12,7 milhões de trabalhadores terceirizados que, segundo a presidente, terão assegurados a “proteção no emprego, os direitos trabalhistas e previdenciários e garantia de um salário digno”. Dilma disse ainda que a medida significa maior segurança para o empregador.

O PL foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 22 de abril e estabelece a terceirização da atividade-fim. O projeto agora será debatido e votado no Senado. Atualmente, o trabalho terceirizado é regido por uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Dilma destacou ainda que é preciso assegurar ao trabalhador a garantia aos direitos conquistados nas negociações salariais, proteger a Previdência Social da perda de recursos para garantir a sua sustentabilidade e que o seu governo tem o compromisso de manter os direitos e as garantias dos trabalhadores.

Primeira - Os ganhos do trabalhador com a valorização do salário mínimo foram destacados pela presidente Dilma Rousseff em sua primeira mensagem veiculada ontem, 1º, Dia do Trabalho, nas redes sociais. Na gravação em vídeo, distribuída ontem, 1º, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma diz que essa valorização é uma das maiores conquistas dos últimos 13 anos.

A presidente lembrou que, em março, enviou ao Congresso Nacional uma medida provisória que garante a política de valorização do salário mínimo até 2019. De acordo com a presidente, dessa forma o poder de compra do trabalhador está sendo assegurado por lei. Dilma ressaltou que em 2011 já havia adotado medida semelhante.

“Já tínhamos aprovado em 2011 uma lei semelhante a essa. Por isso o salário mínimo cresceu 14,8% acima da inflação em meu primeiro mandato. Mais de 45 milhões de trabalhadores e aposentados são beneficiados por essa política do meu governo”, disse.

A presidente ressaltou ainda que também em março encaminhou ao Congresso outra medida, com a proposta para correção da tabela do Imposto de Renda que preserva o salário. “Com ela, o trabalhador terá seu salário preservado e não irá pagar um imposto maior. Tudo isso vem garantindo um Brasil mais justo”, garantiu Dilma Rousseff.

Mais
Pela primeira vez na data, a presidente não fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, preferindo se manifestar por meio das redes sociais. Na quarta-feira, 29, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, havia informado que a opção dela é priorizar as redes sociais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.