Greve suspensa

Professores municipais de Imperatriz fazem acordo

Prefeitura concedeu 10% de reajuste a partir de maio e a categoria, em assembléia, aceitou contraproposta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Professores na porta da prefeitura durante a greve do ano passado // Arquivo
Professores na porta da prefeitura durante a greve do ano passado // Arquivo (Professores)

Imperatriz – Diferentemente do ano passado, quando passaram 124 dias em uma greve que foi destaque nacional, a mais longa da história da cidade, os professores da rede municipal de ensino de Imperatriz não vão paralisar atividades durante o ano letivo 2015. Eles aceitaram a contraproposta de reajuste de salário e no valor do vale-alimentação apresentada pela Prefeitura.

Para surpresa da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Educacionais de Imperatriz (Steei), desde o primeiro momento que a Prefeitura de Imperatriz vem negociando. A entidade enviou ofício ainda em fevereiro, referente à data-base deste ano.

No ano anterior, o sindicato reclamou diversas vezes sobre a falta de interesse do Município em responder as reivindicações da categoria. Na primeira proposta apresentada, os professores solicitavam 13% de reajuste de salários. A Prefeitura sinalizou com 7% depois avançou gradualmente para 8%, 9% e 10%.

O presidente do Steei, Wilas de Moraes, explicou que a cada novo índice a proposta era colocada em votação, em assembleia da categoria, que aceitou recuar apenas 1% da proposta inicial.

Assembleia - A última assembléia dos servidores da educação ocorreu no dia 17 de abril, na sede do sindicato para votar pela aprovação ou não dos 10% de reajuste no salário e 10% de reajuste no valor do vale-alimentação retroativo a março.

“A categoria votou em assembleia e aceitou a proposta. Então não há mais porque fazer greve. Vamos agora só tratar das ações sociais da categoria”, disse Wilas de Moraes.

A liderança ressaltou que o diferencial deste ano foi exatamente o visível interesse da prefeitura em sentar para negociar. “Esse índice foi bom para a categoria, que conhecendo a gestão municipal e sua forma de agir, acabou por bem aceitar os 10% do que ir ao embate”, concluiu Moraes.

Sanção - O presidente do Steei já formalizou a resposta dos professores em um documento e enviá-lo à Prefeitura de Imperatriz, que já enviou o Projeto de Lei sobre o reajuste à Câmara Municipal. Com os trâmites legais na Casa matéria deverá demorar alguns dias até ser aprovada e enviada ao prefeito Sebastião Madeira (PSDB) sancionar.

“Acreditamos que brevemente o reajuste terá sido aprovado e o valor seja percebido no salário de maio que será pago no início de junho”, destacou Willas Moraes.

​CRONOLOGIA

- A aprovação da contraproposta da Prefeitura de Imperatriz é uma situação inédita na relação dos professores com o Município nos últimos anos.

- Em 2014, os professores paralisaram as atividades por mais de quatro meses e chegaram a um acordo via Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

- Em 2013, os professores realizaram uma greve de 30 dias, mas devido a um erro de estratégia do Steei, a Prefeitura de Imperatriz acabou vencendo o embate.

- Em 2010, os professores municipais de Imperatriz chegaram a fazer uma paralisação de advertência de dois dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.