Segurança

Policiais civis e militares realizam assembleias e decidem não fazer greve

Paralisações por tempo indeterminado das duas categorias foram abortadas em assembleias realizadas ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

As Policias Civil e Militar do Maranhão descartaram greves das categorias por tempo indeterminado após a realização de assembleias ontem em São Luís. No caso dos policiais civis, o Governo do Maranhão deverá apresentar até o dia 20 deste mês uma contraproposta aos trabalhadores. Caso isso não ocorra, no dia 22 deste mês, a categoria deverá convocar nova reunião para tratar do assunto.

A assembleia dos policiais civis ocorreu no fim da tarde de ontem no auditório da Associação Comercial do Maranhão e durou cerca de duas horas e meia. Na oportunidade, membros da categoria discutiram as propostas oferecidas pelo Governo, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), dentre elas a elevação de 5% dos subsídios dos trabalhadores.

Em comum acordo, vamos dar este novo prazo ao Governo do Maranhão para que haja um acerto. Sabemos que a greve é prejudicial à população e, pensando nisso, vamos dar mais este prazoFabrício Magalhães, vice-presidente do Sinpol

Após discussões, a proposta apresentada pelo Governo do Maranhão não foi aceita. No entanto, mesmo com a recusa, a direção do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), em comum acordo com os presentes na assembleia, decidiu dar um novo prazo à SSP para que a pasta formule uma nova proposta de elevação salarial. “Em comum acordo, vamos dar este novo prazo ao Governo do Maranhão para que haja um acerto. Sabemos que a greve é prejudicial à população e, pensando nisso, vamos dar mais este prazo”, disse o vice-presidente do Sinpol, Fabrício Magalhães.

As propostas apresentadas pelo Sinpol ao Governo do Maranhão se baseiam na Medida Provisória nº 198, cujo texto foi encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL). Além da elevação salarial, os policiais civis ainda almejam extensão no repasse atual de alguns benefícios, como insalubridade, gratificação por hora extra, e adicional noturno.

Militares - No início da noite, ocorreu na Associação dos Inativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros assembleia dos policiais militares. Na ocasião, foi anunciado um acordo – assinado por representantes do Legislativo e do Executivo estaduais – que prevê reajustes salariais para a categoria.

Segundo o acordo, assinado no fim da tarde de ontem e apresentado aos PMs, a categoria deverá ter, no próximo mês, um reajuste médio salarial aproximado de 19,53%, além da possibilidade de ascensão de praças à patente de coronel (que, de acordo com a direção da União Militar Independente, não era permitida). De acordo com o presidente da União Militar Independente, Joyllon de Carvalho Pinto, o acordo satisfez a categoria. “Ficamos satisfeitos, até porque se tratavam de reivindicações antigas da Polícia Militar”, disse o dirigente.

Segundo ele, apesar das melhorias previstas, “ainda há pontos a serem tratados. Por enquanto não há qualquer chance de greve. No entanto, precisamos sentar para conversar sobre outros pontos que não foram abordados”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.