Serviços

Aula de música desperta sensibilidade e criatividade

Serviço pode ocorrer em escolas especializadas ou em domicílio, mas, quando ocorre em casa, é preciso tomar alguns cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Funções cognitivas são melhores naqueles que tocam um instrumento
Funções cognitivas são melhores naqueles que tocam um instrumento (música)

A música é uma terapia, como muitos profissionais do ramo costumam dizer. No entanto, não está restrita somente àqueles que nasceram com habilidades para cantar ou tocar instrumentos musicais. Para isso, estão disponíveis no mercado várias escolas de música que capacitam seus alunos desde o nível mais básico ao avançado. Ainda para maior comodidade e conforto, também existem aulas em domicílio. Mas, nesses casos, é preciso estar sempre atento a alguns detalhes que podem comprometer esse aprendizado.

Conforme a fonoaudióloga e professora de música em São Luís Alessandra Diniz, é possível aprender música desde a infância, o que ajuda no processo cognitivo das crianças, mas nada impede que adultos também possam se dedicar às notas de canções ou aprender a tocar um instrumento que sempre teve vontade.

Ainda de acordo com ela, para que ocorra o aprendizado é preciso ter o acompanhamento de um profissional. “Não há limite de idade para aprender música. Crianças podem ser envolvidas na arte desde os cinco anos. Mas somente com um acompanhamento profissional é possível aprender corretamente as peculiaridades da música, seja em qualquer idade”, disse.

Além de uma demonstração artística, a música também funciona como terapia para muitos, como é o caso de pessoas que sofrem com alguma deficiência ou mesmo com transtornos, como dificuldades na comunicação, por exemplo. “Uma pessoa que tem dificuldades de comunicação por causa da timidez pode recorrer à música para ajudar a resolver o problema. Isso acontece porque a música mexe com os sentimentos das pessoas e ajuda na expressão”, explicou Diniz.

Cuidados – Esse tipo de serviço pode ocorrer também na casa do aluno, quando o mesmo sofre de alguma restrição ou ainda prefere receber as aulas em casa por falta de tempo. Porém, mesmo com toda a comodidade que se tem ao receber aulas diretamente no lar, é preciso que se tenha alguns cuidados para que o aprendizado não fique comprometido. Uma residência pode não ser o local apropriado para alguns tipos de aulas, como guitarra, bateria, instrumentos de sopro ou mesmo para o canto.

Conforme Alessandra Diniz, a infraestrutura do ambiente favorece muito o aprendizado. “O ambiente precisa ter infraestrutura adequada e, também, de instrumentos e aparelhos adequados para que o aluno possa absorver o aprendizado. Isso inclui uma boa acústica, tanto para instrumentos quanto para canto. Em apartamentos, por exemplo, o barulho pode incomodar a vizinhança”, complementou.

Outro cuidado que se deve ter diz respeito à disponibilidade do aluno quando este opta por receber as aulas no conforto do lar. “Em casa, o aluno deve ficar totalmente disponível para a aula, mesmo que seja só uma hora por aula. Interromper o aprendizado para atender uma visita pode ser prejudicial. Se essa atenção não puder ser exclusiva, o mais recomendado é que as aulas ocorram em uma escola de música”, aconselhou a fonoaudióloga e professora de música.

Vantagens das aulas de música:

- Melhora a coordenação motora;

- Desperta a sensibilidade e a criatividade;

- Melhora a comunicação;

-Ensina a trabalhar em grupo;

- Aumenta a autoestima;

- Facilita a aprendizagem do alfabeto e de ritmos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.