Saúde

É crescente a procura pela cirurgia bariátrica na capital

Procedimento é um importante aliado na luta contra a obesidade; entre as vantagens está a redução no número de doenças associadas ao excesso de peso

Watuzi de Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Técnicas menos invasivas e qualificação do cirurgião diminuem os riscos da cirurgia
Técnicas menos invasivas e qualificação do cirurgião diminuem os riscos da cirurgia (cirurgia bariátrica)

Cada vez mais aumenta o número de obesos em todo o mundo. Por isso, a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes que sofrem com a obesidade. Segundo especialista, o procedimento tem como uma das suas principais funções diminuir o número de doenças associadas ao excesso de gordura corporal. Também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, como redução de estômago, o procedimento reúne técnicas destinadas ao tratamento de pessoas com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 35. O procedimento pode evitar o aparecimento de doenças que estão associadas ao grande volume de gordura no corpo.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cirurgia bariátrica ou metabólica está indicada para pessoas que estão classificadas como obesas grau II com doenças decorrentes ou agravadas pelo excesso de peso, e para obesos grau III, independentemente de doenças associadas”, comentou Everardo Nunes, especialista nas cirurgias do aparelho digestivo e de obesidade.

Doenças - Ainda de acordo com ele, o excesso de peso pode causar doenças como a hipertensão, o diabetes, além de disfunções respiratórias. Por isso, é fundamental que o tratamento ocorra de maneira física, psicológica e nutricional.

“Também podem ter indicação de cirurgia metabólica aqueles que têm excesso de peso e doenças graves ou potencialmente fatais, como o diabetes tipo 2. No entanto, cada caso deve ser avaliado por equipe multidisciplinar, que inclui psicólogo, nutricionista, endocrinologista e cardiologista ", complementou o especialista nas cirurgias do aparelho digestivo e de obesidade.

Procedimento – Conforme enumerou Everardo Nunes, há quatro tipos de cirurgias bariátricas e metabólicas disponíveis, além do uso do balão intragástrico. "O que difere em cada tipo de cirurgia é o tamanho do ‘novo estômago’ e se há ou não desvio no intestino, devendo cada caso ser avaliado pelo cirurgião especialista juntamente com o paciente. Todas as cirurgias podem ser realizadas por técnica minimamente invasiva, isto é, por meio da videolaparoscopia. A cirurgia mais realizada em todo o mundo ainda é o Bypass gástrico, que é a redução do estômago com desvio intestinal", frisou Everardo Nunes.

Apesar de todas essas vantagens, o médico ainda ressaltou que é fundamental ter a noção de que a cirurgia bariátrica não deve ter só fins estéticos, já que o procedimento altera hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável.

"O maior benefício da cirurgia bariátrica e metabólica é a recuperação da saúde com melhora da qualidade de vida, além de aumento da longevidade. A grande vantagem da cirurgia em relação aos outros tratamentos é a manutenção da perda de peso a longo prazo. Mas tudo isso também depende de um bom acompanhamento pós-operatório com a equipe que operou. Vida nova requer novos hábitos", destacou o especialista nas cirurgias do aparelho digestivo e de obesidade.

Ainda de acordo com ele, para ser considerado apto para a cirurgia, é crucial estar estabilizado no peso e não ter contraindicações clínicas para ser operado. "Os pacientes devem procurar cirurgiões especializados em cirurgia bariátrica para uma consulta inicial. Esse profissional é muito importante em todo o processo do tratamento, devendo sempre estar acessível, pois dúvidas poderão surgir. A cirurgia é parte do tratamento e o acompanhamento multidisciplinar depois da cirurgia deve ser para sempre”, finalizou Everardo Nunes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.