Banco Central eleva taxa de juros para 13,25% ao ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Se a situação da economia já estava difícil, vai ficar ainda mais complicada com a nova alta dos juros básicos, que passaram de 12,75% para 13,25% ao ano, aumento de 0,50 ponto percentual.

Com essa nova decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o quinto aumento consecutivo dos juros, a taxa Selic segue no maior patamar desde o início de 2009, quando estava em 13,75% ao ano, ou seja, em seis anos.

A decisão confirmou a expectativa da maior parte dos economistas do mercado financeiro. Com uma taxa mais alta de juros, o Banco Central tenta controlar o crédito e o consumo, atuando assim para segurar a inflação. Por outro lado, ao tornar o crédito e o investimento mais caros, os juros elevados prejudicam o crescimento da economia.

O novo aumento dos juros básicos da economia acontece em um momento delicado, com a economia ainda se ressentindo de um baixo nível de atividade, com desemprego em alta (o maior desde 2011), mas com a inflação fortemente pressionada pelo aumento de tarifas públicas, como energia elétrica e gasolina, embora o dólar tenha registrado queda nas últimas semanas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.