Veículo

Saiba como escolher o capacete ideal para você

Especialista dá dicas que ajudam a selecionar o melhor equipamento; além de obrigatório, acessório é fundamental para a segurança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Nunca compre um equipamento usado ou com folga e faça sempre a manutenção
Nunca compre um equipamento usado ou com folga e faça sempre a manutenção (capacete)

Para poder circular em vias públicas, condutores e passageiros de motocicletas, motonetas ou ciclomotores precisam utilizar o capacete de segurança, de acordo com a determinação legal inserida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O uso obrigatório do equipamento evita que sejam sofridas lesões mais graves, na eventualidade de um acidente.

Segundo o estudo realizado pela Escola Paulista de Medicina, 68% das lesões graves com motociclistas são na cabeça, e um bom capacete pode ser a diferença entre a vida e a morte do condutor ou do passageiro do veículo.

Conforme Márcio Santos, vendedor de uma empresa especializada em motocicletas e em equipamentos de segurança em São Luís, às vezes, é tão difícil escolher o capacete quanto a própria moto, pois existem diversos tipos, tamanhos e funcionalidades do equipamento. Por isso, é fundamental que o condutor considere o tipo de utilização do item, que pode ser dividida entre o uso no interior da cidade, na estrada ou durante a prática esportiva.

“O capacete não pode estar muito folgado, nem apertado, tem que ter o tamanho ideal. A pessoa que for usar o capacete deve medir a cabeça com uma fita métrica e daí comprar o acessório do tamanho certo”, comentou Márcio Santos.

Material - Quanto ao material do capacete, muitos motociclistas ficam em dúvida sobre qual o melhor modelo para comprar, já que existe uma ampla possibilidade de exemplares disponíveis no mercado.

Por isso, valor, design e conforto devem ser levados em conta durante a escolha. Dentre as opções, existem os produzidos com plástico injetado, o famoso ABS, passando pelos de fibra de vidro e de carbono, até mesmo o capacete tricomposto, que mistura as fibras de vidro, carbono e kevlar. “Os preços variam de acordo com o material utilizado. Os mais sofisticados podem chegar a custar R$ 4 mil”, finalizou Márcio Santos.

Dicas para escolher um capacete:

- Verifique se o capacete conta com o certificado do INMETRO para garantir a segurança de que você precisa para pilotar;

- Certifique-se de que a viseira permita a máxima visão, incluindo a visão periférica;

- Opte pelos capacetes que contam com forros que podem ser removidos e que sejam confeccionados em material antialérgico e antibactericida. Dessa forma, você contribui para aumentar a vida útil do acessório;

- Dê preferência aos capacetes com um bom sistema de ventilação. Além de garantir uma boa aerodinâmica, ele evita que a viseira fique embaçada e mantém o ar renovado no interior do acessório;

- Em relação à cor, opte pelos modelos com cores brilhantes. Esse não é um fator obrigatório, mas dá mais destaque e visibilidade para os outros condutores, consequentemente aumentando a segurança do motociclista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.