Imunização

Mais de 200 mil doses de vacina contra gripe serão distribuídas em SL

Campanha será iniciada no dia 4 de maio, em postos de saúde; público-alvo compreende crianças de 6 meses até 5 anos, idosos, indígenas, entre outros

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Idoso com mais de 60 anos faz parte do público-alvo da campanha de vacinação contra gripe em São Luís/Biné Morais
Idoso com mais de 60 anos faz parte do público-alvo da campanha de vacinação contra gripe em São Luís/Biné Morais (Vacina)

São Luís tem à sua disposição 203 mil doses aproximadamente das vacinas contra a gripe para a campanha de imunização contra a enfermidade, que será iniciada na segunda-feira, dia 4 de maio. De acordo com a pasta, nos próximos dias, as doses serão distribuídas às 66 unidades de saúde da rede pública na capital maranhense.

Caso o Município consiga aplicar as doses de vacina à disposição, deverá superar a cobertura imunológica alcançada no ano passado, quando, de acordo com o Programa Nacional de Imunização, na capital maranhense, 158.069 pessoas receberam a vacina.

A pasta esclarece ainda que, para a campanha deste ano, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas acima dos 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

De acordo com a superintendente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do Município, Terezinha Lobo, a população precisa colaborar com os trabalhos, para que as doses ofertadas sejam aplicadas em tempo hábil.

"Há uma meta estabelecida pelo Ministério da Saúde [MS] que precisa ser cumprida. Portanto, a população precisa colaborar, indo aos postos e se vacinando e vacinando seus filhos", disse.

Ano passado, o Município enfrentou dificuldades para cumprir a estimativa de público-alvo estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). Em 2014, as ações de imunização foram iniciadas no dia 22 de abril, com término previsto para ocorrer no dia 9 de maio. No entanto, no prazo estabelecido pelo próprio MS, o Município havia cumprido apenas 30% da meta.

Várias razões foram apontadas, à época, para o não cumprimento da meta em tempo hábil, dentre eles, a baixa divulgação das ações de proteção imunológica, além da possível rejeição à vacina. Em outros estados da federação, por exemplo, houve relatos de pessoas que apresentaram alergias à vacina, especialmente aquelas com algum tipo de intolerância à lactose.

Mais

Entre as categorias elencadas pelo MS e que estão com riscos clínicos para vacina contra a gripe, estão pessoas com doenças respiratórias crônicas, com doenças cardíacas crônicas, com doenças renais crônicas, com hepatites crônicas e doenças neurológicas crônicas, além de pessoas com diabetes, transplantados e obesos com obesidade grau III.

Números
9 de maio
é o dia D de mobilização para a imunização contra a gripe, na capital maranhense
30% foi a cobertura vacinal, no ano passado, durante o período oficial de campanha estabelecido pelo MS na capital maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.