Santa Teresa

Começaram as comemorações de 500 anos de Santa Teresa

Comemorações de 500 anos de nascimento de Santa Teresa d'Ávila começaram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
A padroeira Santa Teresa d'Ávila // Arquivo
A padroeira Santa Teresa d'Ávila // Arquivo (A padroeira)

Imperatriz - Como parte das comemorações dos 500 anos de nascimento de Santa Teresa d’Ávila, padroeira e cofundadora de Imperatriz, a imagem dela está percorrendo as paróquias diocesanas. Desde o início de fevereiro deste ano até agora, oito paróquias de quatro municípios já foram visitadas. Até outubro, todas as 29 paróquias e dezenas de comunidades da diocese terão oportunidade de receber a imagem peregrina.

Lançada em setembro do ano passado, a programação de homenagens ao quinto centenário da santa, que traz o tema “Teresa de Ávila, Teresa de Jesus, 500 anos a serviço da igreja e da humanidade”, consiste na celebração de missas e novenas para contemplar a presença da religiosa na terra.

A Igreja de São Francisco, no município de São Francisco do Brejão, foi a primeira a receber a imagem peregrina no dia 2 de fevereiro. A saída da igreja matriz foi em carreata. Depois foi a vez das paróquias de Itinga, Açailândia e Imperatriz. Em média, cada paróquia fica com a imagem por três dias. A mais recente delas foi Cristo Salvador, em Imperatriz.

“No período de 24 a 27 deste mês, a santa vai para a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, no conjunto Nova Vitória”, anunciou a Secretaria Paroquial da Igreja Matriz. Em maio, segundo ela, nova programação será elaborada até que todas as paróquias sejam contempladas.

As comemorações na Diocese de Imperatriz ocorrem simultaneamente em todo o mundo nesse mesmo período. A Comunidade das Irmãs Teresianas do Centro de Espiritualidade Irmã Neves vem participando de forma intensa dessa programação com cursos e formaturas.

A padroeira de Imperatriz é muito querida entre os religiosos, como é o caso do padre Francisco Rodrigues, pároco de Cristo Salvador, que fez uma excursão recente até a cidade de Ávila (Espanha) para conhecer um pouco mais sobre a história da santa.

Todos os anos, o festejo de Santa Teresa é realizado no período de 6 a 15 de outubro. Teresa é definida pelos religiosos como uma mulher do século XV, mas muito à frente de seu tempo e teve uma contribuição muito forte no processo de evangelização. Carismática e espirituosa, ela virou santa e doutora da Igreja, segundo informou a irmã Maria de Jesus Ramos Pereira, do Centro de Espiritualidade Irmã Neves.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.