Cinema

História de amor e tristeza

Malèna, do diretor Giuseppe Tarnatore, será exibido hoje, às 20h, no Cine Praia Grande; sessão é gratuita e faz parte da programação do CineClube Amarcord; filme aborda contexto de guerra e a descoberta do amor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
A atriz Monica Bellucci interpreta a personagem-título
A atriz Monica Bellucci interpreta a personagem-título (Malena)

Indicado a dois Oscars em 2001 (fotografia e trilha sonora), o drama italiano Malèna, do diretor Giuseppe Tarnatore, inspirado no livro homônimo de Luciano Vincenzoni, será exibido hoje, às 20h, no Cine Praia Grande, na programação do CineClube Amarcord. A sessão é gratuita e um convite aos amantes da Sétima Arte. O filme será apresentado em sua versão italiana, sem cortes, com 20 minutos a mais.

Estrelado pela atriz Monica Bellucci, que vive a cobiçada Malèna, o filme se passa numa pequena vila localizada na Sicília, sul da Itália. Tendo como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, mas não necessariamente interferindo no desenvolver dos principais personagens, a trama se desenvolve a partir do dia em que Renato (Giuseppe Sulfaro), um garoto de 13 anos, tem duas grandes surpresas em um mesmo dia: ele ganha sua primeira bicicleta e depois se encanta com Malèna, uma mulher recém-chegada à vila.

Apesar de no dia seguinte a Itália aderir à guerra, Renato se preocupa mais em ser aceito na turma de garotos mais velhos e apreciar a misteriosa mulher que não lhe sai da cabeça e a partir daí inicia uma busca implacável para descobrir mais informações sobre ela.

Com deslumbrantes imagens da Siracusa, num belo trabalho de fotografia do húngaro Lajos Koltai, e musicado pelo mestre Ennio Morricone (Era Uma Vez na América, Cinema Paradiso, Os intocáveis), que concluiu a trilha sonora da produção antes do início das filmagens para que os atores pudessem atuar ao som de suas canções, Malèna apresenta de forma sutil e delicada as descobertas da sexualidade de um garoto na adolescência.

Descobertas - Aos poucos, Renato descobre que sua musa é casada e que seu marido está nos campos de batalha. Imediatamente, ela desperta os olhares de cobiça dos homens da localidade e a fúria das mulheres, que ficam indignadas por tamanha beleza. Só que tudo o que Renato deseja é abandonar as calças curtas (que aqui simboliza a adolescência) e vestir calças compridas (num sinal de passagem para a vida adulta) para que assim possa conquistar o amor de sua amada.

Um amor platônico. Na verdade, ao contrário dos outros rapazes da vila que só desejam o prazer sexual com a figura de Malèna, o tímido Renato busca sua proteção, o carinho, o zelo e passa a atuar como uma espécie de anjo da guarda, sempre vigiando os passos de sua amada. Só que tudo começa a mudar a partir do momento em que ele descobre que a realidade da vida é dura demais.

Este é o primeiro de dois filmes em que o diretor Giuseppe Tornatore e a atriz Monica Bellucci trabalharam juntos. O posterior foi Baarìa - A Porta do Tempo (2009). Tarnatore acumula no currículo um Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso (1988). Após a participação em Malèna e a exposição mundial, Monica Belluci teve as portas abertas para Hollywood e atuou em dois filmes da série Matrix (Reloaded e Revolutions), como a Perséfone. Ela também viveu Maria Madalena, na montagem A Paixão de Cristo, de Mel Gibson.

Ainda neste ano, a atriz estará em cartaz na 24ª franquia cinematográfica de James Bond. Em 007 contra Spectre, que tem previsão de lançamento para novembro, ela será Lucia Sciarra. Aos 50 anos, Bellucci será a mais velha de todas bond girls desde o início da franquia.

Serviço

O quê

Malèna

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Cine Praia Grande

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.