Insegurança

Arrombamentos em lojas no Centro preocupam lojistas

Três lojas foram alvo de criminosos, com ações semelhantes, em um mês; comerciantes reclamam da falta de policiamento na área e denunciam furtos a consumidores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59
Porta de rolo de loja na Rua da Paz foi arrombada, possivelmente durante a madrugada de ontem/Flora Dolores
Porta de rolo de loja na Rua da Paz foi arrombada, possivelmente durante a madrugada de ontem/Flora Dolores (loja)

O comerciante Gilvan Fausto Alves começou a semana com uma surpresa desagradável. É que, ao chegar na manhã de ontem ao estabelecimento do qual é gerente, na Rua da Paz, centro de São Luís, deparou-se com as portas da loja arrombadas. A suspeita era de que o estabelecimento teria sido alvo da ação de criminosos que vêm atuando na área. Esse foi o terceiro arrombamento em lojas, na Rua da Paz, em menos de um mês.

O estabelecimento em questão é especializado na venda de produtos de sonorização e instrumentos musicais. Segundo o gerente Gilvan Fausto Alves, a loja não foi a primeira vítima da ação dos ladrões na Rua da Paz. Ele disse que outras duas lojas também foram alvo, nas mesmas circunstâncias, da atuação dos bandidos, que realizaram o terceiro arrombamento em menos 30 dias.

"Estão acontecendo muitos assaltos a lojas durante este mês. Quando cheguei para trabalhar, encontrei a loja assim. Fui registrar um boletim de ocorrência e a suspeita é de que tenham arrombado na madrugada de domingo para segunda-feira [ontem]. Tem muito bandido de rua rondando por aqui", afirmou o gerente.

Ainda de acordo com ele, a maioria dos criminosos aproveita a falta de policiamento na área para agir. "Nós não temos segurança nenhuma. A polícia só chega bem depois do fato já ter acontecido. Não tem policiamento aqui nessa área, que é muito movimentada. Está havendo roubo direto", reclamou Gilvan Fausto Alves.

Rua Grande - No maior centro comercial de São Luís, a Rua Grande, a preocupação dos consumidores é com os sucessivos furtos que vêm ocorrendo. Segundo Glória Maria dos Santos Ribeiro, que trabalha como comerciante informal na Rua Grande há 10 anos, é comum ver cenas de pessoas vítimas de furto e, só algum tempo depois, percebem que foram roubadas.

"As pessoas andam muito com celular na mão, não tomam cuidado com as bolsas, então a gente vê muito esses furtos. Os bandidos aproveitam que a Rua Grande é cheia, que tem muito beco para fugir e também a falta de policiamento e roubam mesmo as pessoas", contou a vendedora ambulante.

O Estado entrou em contato com o Governo do Estado para saber como é feito o policiamento na região do Centro e se deve aumentar o efetivo durante o período que antecede o Dia das Mães, cuja movimentação na região costuma aumentar e, em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio do comando do 9º Batalhão de Policiamento Militar (BPM), que diariamente é realizado o patrulhamento com três viaturas e uma motocicleta na região do centro de São Luís. O efetivo realiza, de forma intensa, ações preventivas e ostensivas na área para saturar a criminalidade na região. A SSP disponibiliza para sociedade os números 98883-0658 / 98883-0405 e 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para o registro de ocorrências.

Mais

A ação de criminosos em ônibus na região metropolitana também tem sido constante. No domingo, dia 27, seis ocorrências de assalto a coletivos foram registradas no Plantão Central do Parque Bom Menino, em São Luís. Os assaltos aconteceram nos bairros Vila Nova, Areinha, Olho d´Água, Portinho e Ipase.

Frase em destaque

"Não tem policiamento aqui nessa área, que é muito movimentada. Está havendo roubo direto"
Gilvan Fausto Alves, gerente de loja

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.