IV Centenário

Motoristas registram cobrança de ''pedágio'' na Av. IV Centenário

Segundo relatos, bando utiliza pedras para bloquear via, liberada só após pagamento

Andressa Valadares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h59

Eram 23h, na última quarta-feira, dia 22, quando, ao patrulhar pela Avenida IV Centenário, em São Luís, uma viatura do Batalhão de Choque avistou obstáculos no meio da pista. Pedregulhos e pedaços de madeira foram colocados na via com o intuito de dificultar o tráfego dos motoristas, obrigando-os a reduzir a velocidade ou até mesmo parar diante dos obstáculos, ficando expostos à ação dos bandidos, que bloqueiam a avenida para praticar assaltos.
Esse tipo de ocorrência, apesar de não ser recorrente, já aconteceu algumas vezes no trecho. No início deste ano, um professor da rede estadual de ensino foi obrigado a pagar R$ 30,00 de pedágio a dois indivíduos para conseguir passar, no início da noite, pela Avenida IV Centenário.
O principal problema está na pouca iluminação da avenida, que deixa os condutores suscetíveis a vários riscos. Um deles é o de não conseguir enxergar com antecedência a presença de algum perigo na avenida. No caso da última quarta-feira, os criminosos bloquearam a avenida com pedras e pedaços de madeiras. Mas, ao avistarem a viatura do Batalhão de Choque, evadiram-se do local e o obstáculo foi retirado.
Segundo o tenente-coronel Flávio Augusto LeiteBayma, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), que é o responsável pelo patrulhamento da área, o policiamento na Avenida IV Centenário é feito por uma viatura do bairro Liberdade, que percorre todo o prolongamento da avenida, além da patrulha com motos da equipe Raio.
"Em uma via de pouca iluminação ou na penumbra, fica difícil para o condutor enxergar qualquer obstáculo que tenha à frente. O patrulhamento naquela área é feito por uma viatura da Liberdade, que percorre todo o prolongamento e de forma reforçada. Temos ainda o policiamento com motos, que facilitam o trabalho da polícia no deslocamento", afirmou.
O comandante do 9º BPM disse ainda que, algumas vezes, o que parece ser uma barreira colocada de forma proposital para obrigar os motoristas a parar, são apenas pedregulhos deixados ao longo da avenida por crianças que utilizam o espaço para jogar futebol e, no fim, não retiram as pedras da via. "Vários trechos da IV Centenário são utilizados por crianças que moram na região e jogam bola ali e deixam as pedras na avenida. Às vezes, um ato isolado como esse se propaga e parece que seja recorrente", destacou.

Mais
Situação semelhante à da Avenida IV Centenário aconteceu na Avenida Joãosinho Trinta - a Via Expressa -, na quinta-feira, dia 23, quando quatro pessoas da mesma família foram assaltadas após o carro em que estavam ser interceptado por criminosos. As ocorrências acontecem principalmente nos trechos em que os motoristas precisam reduzir a velocidade, como nas curvas próximas ao Km 0 da avenida, no Renascença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.