Alcione ganha mais uma vez o Prêmio da Música Brasileira

Alcione ganha como melhor cantora de samba em evento que indica os melhores da música; essa é a vigésima premiação da artista.

Atualizada em 11/10/2022 às 13h12
Divulgação
Divulgação (T)

Mais uma vez a cantora Alcione foi vencedora no Prêmio da Música Brasileira. Em 25 edições, a Marrom é recordista absoluta do prêmio com 20 troféus. Nesta edição, ela se sagrou novamente como melhor cantora na categoria samba. Na mesma categoria, foram premiados a canção Se Me Chamar, Ô Sorte, com Wilson das Neves; o grupo Sururu na Roda e o cantor Zeca Pagodinho. O evento, que este ano homenageou o samba, foi realizado na última quarta-feira, no Rio de Janeiro.

Em sua itinerância pelo país, o prêmio aporta na Ilha no dia 20 deste mês. A festa será no Teatro Arthur Azevedo (Centro) com as presenças de Beth Carvalho, Mariene de Castro, Zélia Duncan, Arlindo Cruz, Dudu Nobre e Altay Veloso. A convidada local é a cantora Fernanda Garcia. Alcione não virá para o show.

Com roteiro de Zélia Ducan, cenário de Gringo Cardia (inspirado na obra do pintor – e sambista – Heitor dos Prazeres), os apresentadores Mateus Solano e Camila Pitanga deram o tom da 25ª edição do prêmio.

Durante a solenidade, uma lembrança a artistas que já morreram como Dominguinhos, Oscar Castro Neves, Délcio Carvalho, Reginaldo Rossi, Nelson Ned, José Wilker, João Araújo e Alexandre Pessoal, filho de Erasmo Carlos que faleceu nesta semana receberam o aplauso da plateia, assim como Jair Rodrigues, que teve reproduzido no telão o agradecimento emocionado que fez ao ser homenageado pelo Prêmio em 2006.

A festa prosseguiu com a distribuição dos troféus aos vencedores em cada categoria, entremeada com números musicais que foram um desfile de talentos: Gilberto Gil e Mariene de Castro; João Cavalcanti, Pedro Miranda e Moyseis Marques; Baby do Brasil homenageando Carmen Miranda; Fabiana Cozza e Leci Brandão; Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Almir Guineto; Beth Carvalho; Maria Bethânia; Péricles e a convidada internacional Angélique Kidjo; Criolo e Riachão; terminando com Paulinho da Viola, Hamilton de Holanda e a bateria da Portela.

Vencedora – A cantora Alcione figura como uma das artistas que mais foi premiada no Prêmio da Música Brasileira. Uma das representantes femininas do samba, Alcione ganhou também, em 2003, o Grammy Latino de melhor álbum de samba.

Ao longo de sua carreira, foi premiada com mais de 27 discos de ouro, cinco de platina e um duplo de platina. Em sua galeria de troféus, figuram quase 400 peças, além de títulos e honrarias como a Ordem do Rio Branco (a mais alta comenda do Brasil), medalha Pedro Ernesto (concedida pela Assembleia Legisylartiva do Rio de Janeiro) e da Ordem Timbira (concedida pelo Estado do Maranhão).

Entre os principais prêmios da MPB, destaque para os prêmios Sharp de Música, no qual foi premiada nove vezes nas 11 edições; coleciona ainda prêmios outorgados pela Rádio Globo, Caras e Antena de Ouro. Além destes, outros troféus de âmbito internacional incluindo o Pensador de Marfim (concedido pelo Governo de Angola), Personalidade Negra das Artes (do Conselho Internacional de Mulheres) e A Voz da América Latina (concedido pela Organização das Nações Unidas).

Confira a lista dos vencedores

- Canção Popular

Cantor: Cauby Peixoto

Cantora: Ângela Maria

Grupo: Monobloco

Dupla: Chitãozinho & Xororó

Melhor Álbum: Reencontro, de Cauby Peixoto e Ângela Maria

- Projeto Especial

Caymmi, com a família Caymmi

- Álbum eletrônico

Rodrigo Sha

- Álbum em Língua Estrangeira

Leila Maria Canta Billie Holiday in Rio, com Leila Maria

- Erudito

Heitor Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

- Álbum Infantil

Arca de Noé, com Adriana Calcanhotto

- Regional

Cantor: Sérgio Reis

Cantora: Patrícia Bastos

Álbum: "Zulusa", de Patrícia Bastos

Grupo: Quinteto Violado

Dupla: Caju e Castanha

- Pop/Rock/Reggae/Hip-Hop/Funk!

Cantor: Ney Matogrosso

Cantora: Gal Costa

Álbum: Atento aos Sinais, de Ney Matogrosso

Grupo: Passo Torto

- Revelação

Bixiga 70

- Canção

Samba para João, de Wilson das Neves

- DVD

Criolo & Emicida Ao Vivo, com Criolo e Emicida

- Instrumental:

Álbum: Mundo de Pixinguinha, de Hamilton de Holanda

Solista: Hamilton de Holanda

Grupo: SpokFrevo Orquestra

- Arranjador

Gilson Peranzzetta

- Projeto Visual

Arca de Noé, com Adriana Calcanhotto e outros

- MPB

Grupo: Boca Livre

Cantor: Milton Nascimento

Cantora: Maria Bethânia

Álbum: Edu Lobo e

Metropol Orkest

0

Canção: Se Me Chamar, Ô Sorte, com Wilson das Neves.

Grupo: Sururu na Roda

Cantor: Zeca Pagodinho

Cantora: Alcione

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.