Madre Deus: blocos e tribos de índio animam as ruas

Festa teve início ao meio-dia de ontem com a festa dos foliões e o desfile de grupos

Atualizada em 11/10/2022 às 14h01
(T)

O circuito Madre Deus está em clima de contagem regressiva para o Carnaval. Ontem, o bairro que representa a boemia ludovicense foi palco de encontro de blocos tradicionais, charangas e tribos de índio. A festa concentrou diversas atrações, que passearam pelas ruas e, em seguida, apresentaram-se no espaço de shows montado em frente ao Ceprama. O desfile de grupos começou oficialmente às 16h, mas ao meio-dia blocos de sujo, com foliões banhados de amido de milho, já tomavam conta das ruas do bairro.

A alegria contagiante dos cantores maranhenses, o ritmo de baterias de escolas de samba e a dança das coreiras do tambor de crioula foram os ingredientes do pré-Carnaval no palco montado na Praça da Saudade. Para aquecer os foliões no Beco das Minas, o Akomabu se apresentou arrastando uma multidão pela Rua de São Pantaleão.

O bloco tradicional Reis da Liberdade também participou da brincadeira, desfilando por diversas ruas no início da noite, começando pelo palco do Beco do Gavião. Para o folião José Arthur Ferreira, o pré-Carnaval deste ano está levando muita alegria à Madre Deus. "A festa está muito animada. Apesar de o Carnaval ser somente no mês que vem, nós já estamos nos divertindo", disse.

Sábado - No sábado, a folia se espalhou pela Praia Grande. Três palcos foram montados para as apresentações. Entre as atrações, marcaram presença o bloco tradicional Arlequim de Ouro, o Tambor de Crioula de Aruanda (São José de Ribamar) e muitas outras bandas e agremiações.

A Banda da Imprensa promete esquentar ainda mais a pré-temporada carnavalesca no Centro Histórico de São Luís. A festa teria sua última apresentação no pré-Carnaval no sábado, dia 12, porém, a coordenação informou que a folia vai continuar no sábado, dia 19, com concentração a partir das 18h na Praça dos Catraieiros, em frente ao Bar do Porto.

O secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, aproveitou a noite de sábado para prestigiar o pré-Carnaval da Praia Grande e a Banda da Imprensa. "A Banda da Imprensa congrega todos os comunicadores. Festa com música ajuda na união dos jornalistas. Este será um dos melhores carnavais dos últimos cinco anos", garantiu.

Os profissionais da imprensa homenageados no fim de semana pelo cordão da comunicação foram Fernando Sousa, Chico Coimbra e João Nepomuceno. Centenas de profissionais de comunicação se reuniram para prestigiar seus colegas.

Baile da Imprensa – Está agendado para acontecer no dia 24 de fevereiro (quinta-feira) o Baile da Imprensa, nas dependências do Bar do Porto. Um dos coordenadores do bloco, Célio Sérgio, informou que a festa terá chuvas de confetes e serpentinas, marchas de velhos carnavais e o melhor do Carnaval de rua maranhense..

O Baile da Imprensa é realizado em parceria com a jornalista e empresária Jacieny Dias, da Revista Estilos. Entre as atrações musicais, está confirmada a banda Pirata da Ilha, Bicicleta do Samba, Tambor de Crioula de Ubaldo, entre outras atrações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.