Esquistossomose

Caramujos infestam vala no bairro Jambeiro

Moradores temem contaminação por causa das chuvas

Atualizada em 13/10/2022 às 11h14

Moradores do bairro Jambeiro estão preocupados com a chegada do período chuvoso, que traz consigo uma série de problemas, como lama, água empoçada e esgoto. O mais grave, segundo eles, é o aumento do número de caramujos transmissores da esquistossomose ou barriga d'água, que estão infestando uma vala localizada na rua da Alegria.

Segundo o líder comunitário Euzébio Oliveira Coimbra, a vala recebe água suja proveniente do bairro Vila Embratel, bem como água fluvial que escorre de uma área próxima à Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ele disse que, em dias chuvosos, a vala transborda e os moradores correm perigo triplicado de contrair doenças, principalmente as crianças, que são muitas no bairro. Sobre um trecho da vala, há uma ponte de madeira por onde as pessoas passam. A ponte corre risco de cair.

"O problema dessa vala é sério. Já vimos vários caramujos nela. Esta área está empestada, o que se torna um risco para a comunidade. Aqui, as pessoas ficam doentes e não sabem de que", disse Euzébio.

A moradora Isabela Santos, que mora numa residência situada exatamente em frente à vala, contou que o irmão mais novo contraiu dengue recentemente por causa da sujeira da área, dos esgotos, da água empoçada e de vários outros fatores negativos que comprometem a vida de quem mora naquelas imediações.

"Realmente, essa vala transmite muitas doenças e eu já vi muitos caramujos aí dentro. Além disso, tem muito mosquito nesta área e as crianças estão ficando doentes", disse Isabela.

O morador Joselino Antônio Dias disse que tem muito medo de contrair esquistossomose. "Tenho pavor dessa doença, por isso quando passa pela vala fico olhando para o chão procurando caramujos para alertar o pessoal", disse.

A doença

A esquistossomose, conhecida também como bilharzíase ou barriga d'água, é a doença crônica causada pelos parasitas multicelulares platelmintos do gênero Schistossoma. É a mais grave forma de parasitose por organismo multicelular, matando centenas de milhares de pessoas por ano.

Para evitar esse verme, além do tratamento dos doentes, são importantes a higiene sanitária, a higiene corporal, a higiene alimentar e principalmente não entrar em contato com a água em reservatórios desconhecidos.

Como higiene alimentar é bom lavar todos os legumes, e as carnes bem passadas, principalmente a suína.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.