Incêndio

Incêndio atinge terreno no Turu, avança até calçada e espalha fumaça em São Luís

Fogo começou durante a manhã desta quinta-feira (8), em um terreno onde segundo moradores, seria construído um cemitério. Moradores relatam que as chamas ultrapassaram os limites da área e que a fumaça se espalhou pela Avenida Rei de França.

Imirante.com

Fogo começou durante a manhã desta quinta-feira (8), em um terreno onde segundo moradores, seria construído um cemitério. Moradores relatam que as chamas ultrapassaram os limites da área e que a fumaça se espalhou pela Avenida Rei de França. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Um incêndio de grandes proporções, segundo relatos de moradores, atingiu um terreno localizado na Rua Joaquim Vieira, em frente ao Condomínio Murici 2, na região do Turu, em São Luís, na manhã desta quinta-feira (8). O fogo começou em uma área onde seria construído um cemitério e se espalhou ao longo da manhã, chegando à calçada e provocando uma grande quantidade de fumaça na região.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

De acordo com uma moradora, por volta das 10h40, as chamas já atingiam a vegetação dentro do terreno. No entanto, a situação se agravou nas horas seguintes. Por volta das 12h20, o fogo já havia avançado até a calçada, ultrapassando os limites da propriedade e aumentando a preocupação de quem mora e trabalha nas proximidades.

A fumaça provocada pelo incêndio também se espalhou pela Avenida Rei de França, uma das principais vias da região do Turu, afetando a visibilidade e causando incômodo para moradores, pedestres e trabalhadores de estabelecimentos próximos.

Moradores relatam incêndios frequentes no terreno

Segundo relatos de moradores, episódios de incêndio no terreno não são incomuns e costumam ocorrer algumas vezes ao longo do ano. Entretanto, desta vez, a situação chamou ainda mais atenção porque as chamas avançaram para além da área onde o fogo começou.

Uma moradora relatou que ainda não é possível identificar o que teria provocado o incêndio. Ela levantou a possibilidade de queima de lixo dentro do terreno ou de propagação do fogo em razão das condições de calor e da vegetação seca, mas ressaltou que não há confirmação sobre a origem das chamas.

"Eu não sei confirmar se é o responsável pelo terreno que coloca fogo em lixo lá dentro ou se isso acontece de forma espontânea pelo calor e o mato seco, mas a situação acontece algumas vezes por ano. Dessa vez, o fogo ultrapassou o terreno. As pessoas que trabalham em um restaurante aqui na rua estão trabalhando de máscara", comentou a moradora.

Ainda conforme o relato, a intensidade da fumaça obrigou funcionários de um restaurante localizado nas proximidades a utilizarem máscaras durante o expediente, na tentativa de reduzir o desconforto causado pela fumaça.

Bombeiros foram acionados por moradores

Moradores afirmaram que entraram em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para comunicar a ocorrência e solicitar o combate às chamas.

No entanto, até o momento da publicação desta reportagem, segundo os relatos, nenhuma equipe havia chegado ao local para controlar o incêndio.

As causas do fogo ainda são desconhecidas. Também não há informações sobre pessoas feridas ou sobre possíveis danos materiais provocados pelas chamas.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.