Destaques

Prisões por desvio de dinheiro, policial penal morto e vaqueiro resgatado... veja o resumo da semana

Saiba o que foi destaque no Imirante na semana de 12 a 18 de outubro de 2025.

Imirante.com

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 12 a 18 de outubro de 2025.

Domingo (12)

Policial penal Dyego Mendes Ferraz morreu na noite desse sábado (11), em São Luís. (Foto: reprodução / redes sociais)

O policial penal Dyego Mendes Ferraz, que atuava como diretor-geral da Unidade Prisional de Coroatá, foi morto após uma suposta discussão no trânsito, na noite desse sábado (11), no bairro da Forquilha, em São Luís.

Segundo informações preliminares, durante uma discussão de trânsito, o suspeito atropelou Dyego, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O suspeito fugiu e é procurado pela polícia. Em nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) lamentou a morte do policial. 

Segunda-feira (13)

Ilha do Caju: empresa usa projeto ambiental para restringir acesso de moradores. (Foto: Pablo Monteiro/Intercept Brasil)

A Ilha do Caju, localizada no município de Araioses, voltou ao centro de uma polêmica que envolve comunidades tradicionais, empresas privadas e o governo federal. O território, de cerca de 9 mil hectares, passou a ser tratado como “ilha privada” após um contrato de aforamento firmado entre a União e a empresa Ilha do Caju LTDA, pertencente ao empresário sueco Jimmy Furland e à esposa, a ex-modelo cearense Natália Furland, donos do hotel de luxo Casana, no Ceará.

A empresa pretende construir uma pousada de alto padrão com até 50 leitos e associar o empreendimento a um projeto de captura de carbono, o Blue Carbon (Carbono Azul), em parceria com a multinacional Ambipar, sediada em São Paulo.

Segundo apuração do Intercept Brasil, pescadores e catadores de caranguejo que vivem em comunidades da Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba relatam estar sendo impedidos de acessar áreas de mangue, praias e igarapés usados tradicionalmente para pesca e coleta. Denúncias indicam a presença de seguranças armados que ameaçam e intimidam moradores.

No município de Monção, os fiscais encontraram um vaqueiro que trabalhava há cerca de 15 anos em uma fazenda de criação de gado. (Foto: Divulgação)

A Auditoria-Fiscal do Trabalho resgatou 10 trabalhadores rurais que viviam e trabalhavam em condições degradantes em três propriedades localizadas em municípios maranhenses. 

No município de Monção, os fiscais encontraram um vaqueiro que trabalhava há cerca de 15 anos em uma fazenda de criação de gado, sem qualquer vínculo formal. O trabalhador não recebia 13º salário, férias, FGTS nem adicional de um terço, e vivendo em condições extremamente precárias.

O homem dormia em um colchão velho e sujo, dentro de um cômodo improvisado, construído com tábuas, tijolos e uma porta feita de ripas e chapa de zinco. O espaço não possuía energia elétrica, banheiro nem sistema de esgoto, e a água para consumo era retirada de um poço sem proteção.

Segundo o MTE, os trabalhadores foram encontrados sem registro em carteira, sem direitos trabalhistas básicos e vivendo em locais insalubres, com estrutura precária e sem acesso à água potável, energia elétrica ou instalações sanitárias. As condições constatadas pelos auditores configuram situação análoga à escravidão, prevista no artigo 149 do Código Penal.

Márcio Victor, preso em 2024 por estupro, foi encontrado morto na região de São José de Ribamar. (Foto: reprodução)

O corpo de um jovem, identificado como Márcio Victor Carvalho Ferreira, de 20 anos, foi encontrado na manhã da última sexta-feira (10), em um terreno na Travessa Tancredo Neves, no bairro Jardim Tropical, em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís.

Leia a nota da SSP na íntegra:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP) informa que, preliminarmente, o homicídio teria sido consumado por disparo de arma de fogo. O corpo não apresentava indício de carbonização ou degola.

As circunstâncias e motivação do crime são investigadas pela Polícia Civil, por meio da Superintendência de Homicídios e proteção à Pessoa (SHPP).

Terça-feira (14)

Uma carne exposta foi apreendida pela Vigilância Sanitária Municipal de Mirinzal, após gatos serem flagrados comendo o alimento pendurado em frente a um dos boxes do Mercado Público Municipal. Um vídeo repercutiu nas redes sociais.

Segundo testemunhas, a carne de gado seria comercializada aos consumidores na manhã seguinte. O vídeo mostra que o produto estava sem qualquer tipo de proteção ou refrigeração, o que gerou preocupação entre moradores da cidade.

Após a circulação do vídeo, a Vigilância Sanitária realizou a apreensão da carne exposta e notificou o responsável pelo box. 

Policial penal Dyego Mendes Ferraz morreu na noite desse sábado (11), em São Luís. (Foto: reprodução / redes sociais)

O motorista envolvido na morte do policial penal, Dyego Mendes Ferraz, se apresentou na tarde de terça-feira (14), na sede da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), na Beira-Mar, em São Luís. Ele estava na companhia de advogado, chegou a ser ouvido e deve ser liberado, que segundo a Polícia Civil, não há ordem de prisão. 

A polícia também informou que Dyego Mendes era policial penal desde o ano de 2017 e atuava como diretor-geral da Unidade Prisional de Coroatá, interior do Maranhão. Já, de acordo com informações preliminares, na noite de sábado (11), ele se envolveu em uma discussão no trânsito, no bairro da Forquilha, sofreu ferimentos e veio a falecer ainda no local.

Suspeitas de intoxicação por metanol no Maranhão são descartadas pela SES. (Foto: Reprodução/X)

O Secretário de Saúde do Estado do Maranhão (SES-MA), Tiago Fernandes, informou no início da tarde de terça-feira (14), que foram descartados os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, que estavam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Os pacientes receberam atendimento nas UPAs do Parque Vitória e de Paço do Lumiar.

Mesmo sem nenhum caso confirmado no Maranhão, o secretário alerta para a população seguir evitando consumir bebidas de origem desconhecida.

Quarta-feira (15)

O ferryboat Cidade de Araioses (Foto: Reprodução)

O ferryboat Cidade de Araioses, que faz diariamente a ligação entre a Ponta da Espera, em São Luís, e o Terminal de Cujupe, em Alcântara, voltou a apresentar falhas e interromper as viagens programadas. Esta é a terceira vez em menos de duas semanas que a embarcação passa por uma manutenção, sendo que a primeira falha ocorreu no último dia 3 de outubro, quando o ferry colidiu em pedras na Ilha do Cajual.

Por causa dos problemas no ferryboat Cidade de Araioses, houve uma grande fila na Ponta da Espera durante a tarde, o que levou muitos passageiros a desistirem da viagem e voltarem para casa. No local, há caminhoneiros com carga para a Baixada Maranhense, veículos de passeio e nove ambulâncias aguardando o momento de iniciar a viagem.

A divulgação das imagens tem como objetivo acelerar a identificação e prisão dos envolvidos. (Foto: Divulgação)

A Polícia Civil do Maranhão divulgou imagens dos dois suspeitos de assalto a banco ocorrido na agência do Sicoob em Itapecuru-Mirim. A ação criminosa aconteceu na manhã de terça-feira (14), quando os indivíduos, armados, invadiram o local e renderam os funcionários.

As buscas pelos suspeitos foram iniciadas imediatamente após o crime e contam com o apoio da Força Estadual de Segurança e do Centro Tático Aéreo (CTA), além de equipes da Polícia Civil.

Ônibus afunda na Cidade Operária. (Foto: Ezequiel Abreu)

Um ônibus afundou e ficou preso em um ponto com obra inacabada, na Rua 205, na Unidade 205, no bairro Cidade Operária, em São Luís. O incidente foi registrado na manhã de quarta-feira (15).

Um vídeo mostra esgoto sendo despejado na Praia de São Marcos, em São Luís, próximo à Avenida Litorânea. A cena foi registrada, na manhã desta quarta-feira (15), a cerca de 150 metros da Praça do Pescador, onde uma placa indica que o trecho está “próprio para banho”. Leia a nota da Sema e Caema:

"A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informa que o esgoto coletado nas áreas de praias é tratado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Informa, também, que não há despejo direto de esgoto da Companhia na Praia de São Marcos e que o fluxo de água suja no local é decorrência de ligações clandestinas conectadas de forma irregular na rede de drenagem pluvial.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) ressalta que enviará uma equipe técnica ao local para verificar a ocorrência de possível lançamento de esgoto na praia de São Marcos, nas proximidades da Praça do Pescador e que será solicitado ao Laboratório de Análises Ambientais (LAA) a realização de coletas para análise da qualidade da água no trecho indicado.

Por fim, a Sema esclarece que a sinalização de balneabilidade das praias é atualizada semanalmente, com base nos resultados das cinco últimas coletas, conforme estabelece a Resolução Conama nº 274/00. A depender do resultado mais recente, a placa referente àquele ponto será atualizada".

Quinta-feira (16)

Prisão de homem suspeito de dopar e agredir mulher em Balsas. (Foto: divulgação / Polícia Civil)

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na quinta-feira (16), um homem investigado por estupro de vulnerável, envenenamento de substância alimentícia e lesão corporal contra uma mulher de 25 anos, em Balsas. O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Delegacia Especial da Mulher (DEM) de Balsas, com apoio da Polícia Civil de São Raimundo das Mangabeiras.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 11 de outubro, em um bar da cidade. Imagens de câmeras de segurança que estão em posse da polícia mostram o suspeito adulterando a bebida da vítima com uma substância ainda não identificada. A mulher perdeu a consciência e foi levada pelo investigado, que permaneceu com ela por cerca de duas horas.

Sexta-feira (17)

Durante a operação, os policiais encontraram 19 galões plásticos de 20 litros cheios com gasolina e óleo diesel. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu, na manhã de sexta-feira (17), uma grande quantidade de combustível que era armazenada de forma irregular em uma residência no bairro Cidade Nova Gapara, em São Luís. A ação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça.

Durante a operação, os policiais encontraram 19 galões plásticos de 20 litros cheios com gasolina e óleo diesel, além de mais de 40 galões vazios e quatro bombonas plásticas de 1.000 litros, também vazias, que eram usadas para o armazenamento ilegal de substâncias inflamáveis.

Adolescente foi encaminhada ao Hospital Municipal com suspeita de fratura. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Uma adolescente foi espancada dentro do cemitério Jardim das Rosas, no bairro Vilinha, em Imperatriz, para onde ela foi atraída. Duas adolescentes praticaram as agressões incentivadas por um grupo de cerca de 10 pessoas presentes no local na noite dessa quinta-feira (16). 

Com base em imagens de câmeras de segurança, a polícia identificou quatro homens com passagens pela polícia.

A nova versão de Vale Tudo mobilizou fãs nas redes e reacendeu o clássico mistério “quem matou Odete Roitman?”. Para celebrar o último capítulo a TV Mirante, afiliada da Rede Globo no Maranhão, promoveu nesta sexta-feira (17), a exibição do último capítulo da trama na Praça de Alimentação do Rio Anil Shopping. 

O evento, que aconteceu simultaneamente em várias afiliadas do país, reuniu fãs para assistir ao desfecho do mistério que mobilizou o Brasil.

Ao longo da última semana, cinco personagens (Celina, Heleninha, Maria de Fátima, Marco Aurélio e César) apareceram planejando o assassinato de Odete Roitman, com a cena final mostrando finalmente a morte da vilã (sem mostrar quem deu o tiro). Durante exibição final de Vale Tudo, nesta sexta-feira (17), o mistério foi revelado: Odete Roitman não morreu!

Sábado (18)

Larissa Rezende, Maria José Soares e Ivan Madeira foram presos nesta sexta-feira (17) (Reprodução/Redes Sociais)

A Polícia Federal (PF) efetuou três prisões em flagrante na agência do Banco do Brasil situada próximo ao Palácio dos Leões, no centro da capital. Os autuados, Larissa Rezende Santos, Maria José de Lima Soares e Ivan Jorge da Piedade Madeira, foram presos sob a acusação da prática, em tese, do crime de lavagem de dinheiro. 

A prisão ocorreu logo após os envolvidos sacarem valores em espécie provenientes de emendas parlamentares estaduais. A quantia sacada, de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), era destinada à Companhia de Cultura Popular Catarina Mina, presidida por Ivan Madeira.

O total de valor desviado, segundo a PF, já ultrapassa R$ 2 milhões.

Depois, a Justiça do Maranhão concedeu liberdade provisória para os três suspeitos

A história de Luís Fernando, de 7 anos, emocionou milhões de brasileiros e gerou uma grande mobilização nas redes sociais. O menino, que perdeu a mãe vítima de feminicídio, recebeu com os irmãos uma nova casa para recomeçar a vida com mais segurança e dignidade.

O imóvel foi construído graças à união de pessoas de diferentes regiões do país, que se sensibilizaram com a frase dita pelo garoto ao chegar ao local onde antes morava com a mãe: “Eu pensei que mamãe estava aqui”.

A repercussão do caso foi imediata. Em poucos dias, doações começaram a chegar de várias partes do Brasil. Com o apoio de voluntários e instituições, a família agora conta com um lar seguro e mobiliado. Entre as doações recebidas estão móveis e eletrodomésticos novos, roupas, alimentos, materiais de construção e apoio financeiro para manutenção do lar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.