Prevenção e combate

São Luís terá 'Dia D' de mobilização contra a dengue neste sábado (14)

A campanha tem como objetivo incentivar a mobilização e a adoção de medidas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti..

Imirante.com

Em dezembro, o painel de monitoramento registrou 10.070 casos prováveis de dengue e 4.093 casos confirmados. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Será realizado, neste sábado (14), o Dia D de mobilização contra a dengue em São Luís. A ação ocorrerá no Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo, no bairro Cohab Anil I, a partir das 8h30, e faz parte da campanha estadual de prevenção ao Aedes aegypti.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES-MA), a campanha tem como objetivo incentivar a mobilização e a adoção de medidas para evitar criadouros do mosquito. Com o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, a campanha convoca e incentiva a população a dedicar 10 minutos por semana para evitar focos do Aedes aegypti.

Leia também: Combate à dengue precisa ser global, diz Nísia Trindade

Continua após a publicidade..

Além disso, a ação também orienta a adotar medidas como eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas, manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados, limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água, utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo.

Além de todos esses cuidados, é indicado também instalar telas de proteção em lugares como janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.

Em dezembro, o painel de monitoramento registrou 10.070 casos prováveis de dengue e 4.093 casos confirmados. O estado possui nove óbitos em investigação e quatro confirmados. Para a chikungunya, no mesmo período, são 1.021 casos prováveis, 15 óbitos em investigação e um confirmado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.