SÃO LUÍS - O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito em primeiro turno para comandar a capital maranhense pelos próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), Braide conquistou 70,12% dos votos válidos, contra 22,56% de Duarte Júnior (PSB) e 3,18% de Dr. Yglésio (PRTB).
Em sua reeleição para a prefeitura de São Luís, Eduardo Braide recebeu 403.981 votos. O segundo colocado Duarte Júnior teve 129.962 votos, enquanto Dr. Yglésio contou com 18.348 votos. Os outros cinco candidatos não conseguiram atingir a marca de 10 mil votos (confira os números no final da matéria).
Eduardo Braide liderou todas as pesquisas de intenção de votos para a prefeitura de São Luís desde o início da campanha eleitoral, com destaque para as três pesquisas feitas pela Quaest/TV Mirante nos dias 9 de setembro, 27 de setembro e 5 de outubro. Nesses levantamentos, Braide oscilou entre 43% e 50% na pesquisa espontânea e entre 58% e 63% na pesquisa estimulada. Na pesquisa divulgada nesse sábado (5), o prefeito reeleito apareceu com 64% na estimativa dos resultados em votos válidos, que é a forma como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado oficial das eleições.
Eduardo Braide votou na manhã deste domingo (6), em uma escola privada no Centro de São Luís, e falou com a imprensa sobre a expectativa para as eleições. Braide ressaltou a importância do processo democrático e pediu um voto de confiança do eleitor para dar sequência ao trabalho iniciado no primeiro mandato entre 2021 e 2024.
"Hoje é a festa da democracia, então, nesse dia tão importante, onde cada um vai escolher de forma livre, consciente, o melhor destino para a cidade de São Luís, eu espero que a gente possa ter a oportunidade, com as bênçãos de Deus e a força do povo, de continuar a cuidar dos ludovicenses. Muitas coisas ainda tem para a gente fazer pela cidade de São Luís e eu tenho certeza que isso será confirmado hoje, para que a gente possa, nos próximos quatro anos, mostrar o grande trabalho que ainda será feito pela nossa Ilha do Amor", declarou Eduardo Braide.
Perfil
Continua após a publicidade..
Eduardo Braide tem 48 anos, é casado, natural de São Luís e advogado. Antes do primeiro mandato como prefeito de São Luís, Braide foi deputado federal e deputado estadual por dois mandatos, além de exercer os cargos de diretor-presidente da Caema e secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís. A vice é Esmênia Miranda, também do PSD, que tem 42 anos.
Eleições anteriores
Essa foi a terceira vez que Eduardo Braide concorreu ao cargo de prefeito de São Luís. Em novembro de 2020, Braide foi eleito no segundo turno das eleições, com 55,53% dos votos válidos, contra 44,47% de Duarte Júnior. Na ocasião, Braide teve 270.557 votos, contra 216.665 de Duarte, depois de receber 193.578 votos no primeiro turno. Antes disso, em 2016, Eduardo Braide surpreendeu ao chegar ao segundo turno, mas perdeu a eleição para o então prefeito Edivaldo Holanda Junior.
Plano de governo
Em seu plano de governo para o quadriênio 2025/2028, Eduardo Braide apresentou 55 propostas, divididas em três eixos de trabalho: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente e Cidade Mais Sustentável. Entre as principais promessas de campanha, estão a entrega do novo Socorrão II, a construção da Maternidade Municipal, criação de novas escolas e creches de tempo integral, ampliação do horário de atendimento em Unidades de Saúde, reajuste salarial para o funcionalismo público municipal, renovação e ampliação da frota de ônibus do transporte público, implantação de iluminação pública de LED em toda cidade, construção do Novo Mercado Central e implementação do Plano de Mobilidade de São Luís.
Confira os números da eleição para a prefeitura de São Luís:
Candidato | Total de votos |
Eduardo Braide (PSD) | 403.981 (70,12%) |
Duarte Júnior (PSB) | 129.962 (22,56%) |
Dr. Yglésio (PRTB) | 18.348 (3,18%) |
Fábio Câmara (PDT) | 7.800 (1,35%) |
Flávia Alves (Solidariedade) | 4.812 (0,84%) |
Wellington do Curso (Novo) | 4.409 (0,77%) |
Franklin Douglas (PSOL) | 4.386 (0,76%) |
Saulo Arcangeli (PSTU) | 2.451 (0,43%) |
Saiba Mais
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias