Novo Papa

Papa Francisco pede que todos aprendam a perdoar

Renata Giraldi/AgĂȘncia Brasil

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 12h10

VATICANO – Dirigindo-se aos fiĂ©is como “irmĂŁos”, o papa Francisco apelou neste domingo (17) para que as pessoas aprendam a perdoar, a exemplo de Deus e Jesus Cristo. O papa disse ter aprendido com uma senhora de idade avançada, em Buenos Aires, a sabedoria da vida: se Deus nĂŁo perdoasse a tudo, simplesmente o mundo nĂŁo existiria. Francisco celebrou, pela primeira vez, a Hora do Angelus, ao meio-dia (8h de BrasĂ­lia), na Praça SĂŁo Pedro.

Como exemplo de perdĂŁo, o papa Francisco citou a passagem bĂ­blica em que Jesus Cristo salva a mulher adĂșltera da morte. Francisco ressaltou que, no lugar do desprezo, Ă© preciso sentir amor. “NĂŁo devemos sentir desprezo, mas amor. A paciĂȘncia que hĂĄ da sua misericĂłrdia. Deus nĂŁo se cansa de perdoar”, disse o papa.

Francisco relatou, entĂŁo, o episĂłdio que viveu hĂĄ 11 anos, com a anciĂŁo que lhe falou em perdĂŁo. “'Se o Senhor nĂŁo perdoasse a tudo, o mundo nĂŁo existiria', disse a senhora para mim”, contou. “Pensei: 'ela tem a sabedoria dos gregorianos, de quem estuda a essĂȘncia do EspĂ­rito Santo'”.

Em seguida, o papa acrescentou que: “Deus nĂŁo se cansa de esperar. Ele nĂŁo se cansa de perdoar, mas a gente nĂŁo se cansa de pedir perdĂŁo”. Francisco rezou a missa em italiano e saudou a todos, lembrando que havia pessoas, na Praça SĂŁo Pedro, que vieram de vĂĄrias partes do mundo. “É uma praça que tem a dimensĂŁo do mundo”, ressaltou para a multidĂŁo de pessoas que se aglomeravam para assistir Ă  primeira oração do Angelus proferida por ele. O Angelus Ă© uma oração antiga que faz referĂȘncia Ă  anunciação do anjo Gabriel a Maria, de que ela iria conceber o filho de Deus, segundo consta no Evangelho de Lucas.

Francisco destacou ainda que, para mudar o mundo, Ă© preciso sentir a misericĂłrdia, o que possibilitarĂĄ um planeta mais humano.

“Sentir misericordia Ă© pensar em mudar o mundo. Um pouco de misericĂłrdia rende um mundo menos frio e mais justo. É bela a misericĂłrdia”, destacou o papa. Ele rezou a oração da Ave Maria e, depois, abençoou a todos. “Estendo meu abraço a todos que vieram de vĂĄrias partes da ItĂĄlia e do mundo.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.