SÃO LUÍS - Para encerrar a temporada junina 2012, ocorre neste sábado, dia 30, o 85º Encontro de Bumba meu boi de Matraca no João Paulo - Festa de São Marçal.
As primeiras brincadeiras folclóricas começam a desfilar pela Avenida São Marçal, no João Paulo, quando saem dos arraiais onde se apresentam desde o início da noite de hoje.
A organização do evento confirmou a participação de 34 grupos de bumba meu boi de matraca, entre eles os bois de Maracanã, Maioba, Iguaíba, Pindoba e Ribamar, que comandarão as homenagens ao santo.
“A festa começa na madrugada, mas é pela manhã que ela cresce e milhares de pessoas invadem a Avenida São Marçal, seguindo os batalhões que seguem em cortejo até o palco onde se apresentam”, informou Raimundo Morais, presidente do Instituto São Marçal, que organiza a festa.
Policiamento
Para garantir a segurança das quase 300 mil pessoas que passarão pelo João Paulo durante todo o dia de amanhã, segundo a organização do evento, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) deslocará 350 policiais militares para o local.
A operação terá início à meia-noite de sábado e se estenderá até as 2h de domingo, 1º de julho. O policiamento será feito com o apoio de oito viaturas e 12 conjuntos de cavalaria.
O Corpo de Bombeiros disponibilizará uma viatura de combate a incêndios e uma ambulância para atendimento médico de emergência. Outras três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão e um posto médico será montado no 24º Batalhão de Caçadores, que destinará ainda outros 300 militares para reforçar a segurança e prestar atendimentos médicos e auxiliar na distribuição de 15 mil porções de 300 ml de caldo de feijão e 15 mil embalagens de 500 ml de água gelada, o que ocorre há mais de 20 anos. Ao todo, 540 kg de feijão e 100 kg de carne serão servidos ao público este ano.
Trânsito
O trânsito na Avenida São Marçal e vias adjacentes também será alterado durante a festividade. Serão três pontos de interdição: na Avenida São Marçal, próximo à feira do João Paulo; na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao hospital Aldenora Belo; e na Avenida Kennedy, próximo ao colégio Gonçalves Dias; a partir da meia-noite de sábado.
No sentido bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, o trânsito será desviado na Jordoa, pela Rua Cinco de Janeiro, seguindo até o Elevado Alcione Nazaré; no sentido Centro-bairro, serão feitas duas interdições: a primeira na Avenida Kennedy, com desvio pela Rua Armando Vieira da Silva, em frente ao Colégio Gonçalves Dias, seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas; a outra, na Avenida Getúlio Vargas, sentido Centro-bairro, na altura do hospital Aldenora Belo.
Dois palcos serão montados na Praça Ivar Saldanha para a festa. “O palco é montado sempre no mesmo local para lembrar o preconceito que os grupos de bumba meu boi sofriam até o início da década de 1970”, destacou Raimundo Morais, presidente do Instituto São Marçal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.