Saúde

Profissionais de saúde participam de curso de urgência e emergência

A capacitação é uma iniciativa da SES e visa qualificar 1.746 profissionais.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - Os profissionais da rede estadual de saúde que estão participando do curso de qualificação nas áreas de urgência e emergência ministrado por especialistas do Centro de Ensino Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo afirmam que essa capacitação terá reflexos altamente positivos no atendimento à população maranhense. A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) abrangerá 1.746 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Formado em Medicina há 30 anos, o clínico geral, acupunturista e cirurgião estético Jair Francisco Mendes é um dos participantes da segunda etapa do curso de qualificação nas áreas de urgência e emergência promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e realizado por profissionais do Centro de Ensino Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo.

Jair Mendes atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Regional José Murad, em Viana. “Estamos tendo uma excelente oportunidade de reciclar nossos conhecimentos e este aprendizado será revertido em prol da população maranhense”, disse ele. Pós-graduado em Saúde da Família, o médico diz que esse treinamento preenche um vazio que existia na área médica. “É uma qualificação que temos que multiplicar dentro das unidades”, acrescentou.

A capacitação é uma iniciativa da SES e visa qualificar 1.746 profissionais. Na primeira etapa foram treinados 413 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na área de urgência e emergência em unidades estaduais do interior maranhense. Nesta segunda etapa do treinamento – que acontece até domingo, no Praia Mar Hotel – estão sendo qualificados 614 profissionais de saúde. A terceira etapa está prevista para acontecer em junho deste ano.

Os profissionais qualificados nesta segunda etapa trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Itaqui Bacanga, Araçagi, Cidade Operária, São João dos Patos, Vinhais, Parque Vitória, Coroatá, Codó, Timon e Imperatriz; nos Hospitais Regionais de Urgência e Emergência de Presidente Dutra, Viana, Morros e Grajáu.

Também estão participando os profissionais que trabalham no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, no Complexo Hospital Materno Infantil do Maranhão (formado pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e pela Maternidade Benedito Leite) e na Unidade Mista de Carutapera. Todos receberão certificados de qualificação.

O cardiologista Roberto de Moraes Júnior, que atua na área de medicina de urgência do HCor, foi um dos instrutores do curso ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia), onde os médicos são capacitados para atendimento cardiovascular de emergência com foco na situação de parada cardiorrespiratória. “Percebemos algumas dificuldades na área de saúde quando iniciamos o curso e, ao mesmo tempo, o quanto estes alunos evoluem em termos de aprendizado ao término do mesmo”, declarou.

Durante o curso são ministradas também capacitações de BLS (Suporte Básico de Vida) para atendimento de parada respiratória fora do hospital (adulto, criança e lactente), situação de asfixia e reconhecimento de sinais de AVC. Pediatras que trabalham na rede são qualificados em PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria).

Qualificação gratuita

O curso é dividido de acordo com o nível de conhecimento e com o máximo de 30 participantes por equipe: médicos e enfermeiros (ACLS e PALS) e técnicos de enfermagem (BLS). Enfermeira do Hospital Regional de Presidente Dutra, Patrícia Lucena disse que todos os profissionais de saúde deveriam ter esta oportunidade. “O que estamos aprendendo fará toda a diferença na hora do atendimento emergencial e possibilitará salvar vidas com maior rapidez e segurança”, destacou.

Clínico geral nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Cidade Operária, Araçagi e Parque Vitória, Edson Soares vê no curso uma oportunidade de atualização de conhecimento. “Trabalhei nos hospitais do Rio de Janeiro e São Paulo e nunca participei de uma qualificação como esta, ministrada por profissionais competentes e de forma gratuita”, enfatizou.

Médica da UPA de Imperatriz, Karen Samara também elogiou a iniciativa da SES. “Estamos sendo qualificados em cuidados emergenciais de forma atualizada, para prestarmos melhor atendimento aos nossos pacientes e contribuir para diminuir a morbidade e mortalidade do nosso estado”, disse. Andineide Martins, enfermeira da UPA da Cidade Operária, disse que “os conhecimentos recebidos serão usados para melhor atender os pacientes nas áreas de urgência e emergência”.

As informações são da Secom do Estado.

Profissionais de saúde participam de curso de urgência e emergência

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.