Mundo

Negociações indiretas para acordo de paz no Oriente Médio recomeçam

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO PAULO - As negociações indiretas dos palestinos com Israel tiveram início, anunciou neste domingo (9), Saeb Erakat, principal negociador palestino, depois da entrevista que o emissário americano, George Mitchell, e o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, mantiveram em Ramallah, Cisjordânia.

"Hoje podemos dizer que as conversações começaram", afirmou Erakat, ao se referir à rodada de negociações na qual George Mitchell deve atuar como mediador entre as partes.

"Hoje, 9 de maio, as negoções começaram ao nível de presidente (Mahmud Abbas) e de (primeiro-ministro israelense Benjamin) Netanyahu", acrescentou Erakat, depois da entrevista entre Abbas e Mitchell, a terceira em 48 horas.

Mitchell não fez declarações depois da entrevista e devia partir rumo aos Estados Unidos depois de ter passado sete dias na região.

"Não há negociações entre nós e o governo israelense. As conversações transcorrerão com Mitchell e a parte americana. Os americanos farão os contatos entre as partes", explicou Erakat.

Estas conversações indiretas recompensam os esforços do presidente Barack Obama em desbloquear as negociações no Oriente Médio, depois da suspensão do preocesso de paz em dezembro de 2008, consecutiva ao ataque de Israel contra a Faixa de Gaza.

Continua após a publicidade..

O diálogo indireto deve durar a princípio quatro meses e tratar em particular das questões vinculadas às fronteiras, uma reivindicação palestina, e à segurança de Israel, como reclama Netanyahu.

Jerusalém, os refugiados, a água e a colonização judaica também serão evocados duarnte as negociações, segundo Erakat.

Todos os temas são alvo de divergências entre os dois lados, o que faz a negociação começar sob muito ceticismo, tanto de palestinos como de israeleneses.

Na véspera, o premiê de Israel, Benjamin Netahyahu, havia saudado a decisão palestina e pediu que a volta à negociação seja incondicional e que leve rapidamente a conversas diretas entre os dois lados.

O Departamento de Estado dos EUA saudou a decisão palestina, e disse que é um passo "bem vindo" para a região.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.