Vigilância

Projeto de lei pretende tornar obrigatório o uso de câmeras em shoppings

G1, com informações do Jornal Hoje

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

SÃO PAULO - As câmeras de segurança podem se tornar obrigatórias em todos os shoppings e centros comerciais do Brasil. Um projeto já aprovado na Câmera Federal prevê que o equipamento seja instalado nos corredores, entradas e saídas dos centros comerciais. Em São Paulo, furtos, roubos e até casos de tráfico de drogas foram combatidos graças a esse recurso.

No estacionamento de um shopping na capital paulista, um taxista foi preso foi flagrado entregando drogas num estacionamento. Em outro centro de compras, dois criminosos foram filmados traficando na praça de alimentação. Os três foram presos.

O sistema de monitoramento já existe na maioria dos shoppings de São Paulo. Em todo o Brasil, de cada R$ 100 que os lojistas pagam de condomínio, R$ 30 vão para a segurança. “Pelo monitoramento, vimos; quando estavam praticando, informamos; e agentes evitaram”, afirmou o gerente de segurança Vanderlei Bertolazzi.

O projeto de lei para tornar obrigatório o sistema de câmeras está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A votação está marcada para terça-feira (23).

Consumidores aprovam. “Com certeza me sinto mais segura”, afirmou a bancária Rita de Cássia Rosa, que acrescentou que não se sente incomodada com o excesso de câmeras. “Entre inibição e segurança, fico pela segurança”, disse o administrador José Ricardo Pereira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.