Aprovado

Projeto de Lei da senadora Roseana é aprovado

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Federal o projeto que propõe a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica.

Agência Senado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h35

SÃO LUÍS - O projeto de lei da senadora Roseana Sarney (PMDB) que propõe a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica venceu mais uma etapa. Foi aprovado nesta quarta-feira, por unanimidade de votos, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, devendo seguir para votação final em plenário ainda neste semestre.

- Não tenho dúvidas de que será aprovado, porque isso representa um ganho imenso para a educação básica brasileira - celebrou a senadora, que é líder do Governo no Congresso, lembrando que o projeto conta com apoio do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da aprovação de músicos e professores.

A cada etapa de aprovação do projeto, o gabinete da senadora recebe dezenas de e-mails e cartas de apoio e agradecimento.

A iniciativa de Roseana, já aprovada no Senado – também por unanimidade -, atende a antigo desejo dos músicos brasileiros, como o maestro Wagner Tiso, que há anos faz verdadeira cruzada defendendo a inclusão do ensino de música no currículo básico das escolas brasileiras.

Artistas e professores desejavam a correção em lacuna da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDO) que, embora defina a obrigatoriedade do ensino de arte nas escolas básicas, é ambígua em seus termos, porque com a expressão “ensino de arte” permite uma multiplicidade de interpretações. O que, praticamente, excluiu o ensino de música nas escolas. Assim, os concursos públicos para o magistério, em diversas regiões do país, alcançam os professores de “educação artística”, mas não abrem espaço para os professores de música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.