Escolha

Eleita nova procuradora da Mulher do Senado

Zenaide Maia exercerá o cargo de procuradora especial da Mulher do Senado até 2025.

Agência Senado

Zenaide quer envolver mulheres em novos debates
Zenaide quer envolver mulheres em novos debates (Waldemir Barreto/Agência Senado)

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) é a nova titular da Procuradoria Especial da Mulher do Senado (ProMul). Ela foi designada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para o período de 2023 a 2025. Até então, o cargo era exercido pela senadora Leila Barros (PDT-DF).

O anúncio foi feito pela própria Zenaide Maia em uma rede social. “Sou a nova procuradora da Mulher no Senado! Agradeço à bancada feminina e ao presidente Rodrigo Pacheco por me confiar esta função que muito me honra e me desafia, pois suceder a excelente Leila Barros não é fácil! Vamos em frente, com muito zelo pelos direitos das mulheres!”, escreveu.

A procuradoria foi criada em 2013. Uma de suas atribuições é inserir o Senado de forma mais efetiva no debate sobre questões de gênero e na construção de uma sociedade em que mulheres e homens tenham os mesmos direitos. O órgão atua pela igualdade plena e pelo enfrentamento da violência contra as cidadãs e busca mecanismos legais e práticos para que a mulher tenha apoio efetivo em situações de vulnerabilidade.

Segundo Zenaide Maia, um dos desafios à frente da Procuradoria Especial da Mulher será envolver as mulheres em temas que elas geralmente não são chamadas a debater.

— A ProMul foi criada para zelar pelos direitos de nós mulheres, tanto no enfrentamento à violência quanto na promoção da igualdade entre os gêneros. Temos desafios pela frente, mas estamos com disposição para dois anos de muito trabalho, dando visibilidade a temas de interesse das mulheres. Inclusive temas que elas nem sempre são chamadas a opinar, como a reforma tributária e o orçamento-geral da União. Mas vamos também debater a igualdade salarial entre homens e mulheres que trabalham na mesma empresa com a mesma função e incentivar as mulheres a participar cada vez mais da política — afirmou a senadora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.