CRISE

Decadente, PSDB adia convenções e desperta ira de filiados

Convenções, que deveriam acontecer no próximo sábado, foram adiadas sem explicações convincentes.

Ipolítica

Atualizada em 06/02/2023 às 15h52
Adiamento das convenções expõe ainda mais momento conturbado do PSDB.
Adiamento das convenções expõe ainda mais momento conturbado do PSDB. (Reprodução)

BRASÍLIA - O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) decidiu adiar as prévias que antecederiam as convenções municiais e estaduais. A decisão foi divulgada ontem em nota da diretoria nacional da legenda. 

As convenções deveriam acontecer no próximo sábado (11). A decisão, segundo a diretoria, foi em caráter unânime. Todas as convenções foram adiadas para o segundo semestre, em meio a um contexto de conflito entre apoiadores do governador do Rio Grande do Sul e atual presidente da sigla, Eduardo Leite, e aliados do ex-governador de São Paulo, João Doria, que se desfiliou ao partido.

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, escreveu e foi a público chamar a atitude de golpe. “Repudio a triste e decepcionante atitude tomada pela provisão provisória do PSDB nacional de cancelar as convenções municipais marcadas para amanhã. Um verdadeiro golpe à democracia do partido”, disse Morando.

Na semana passada, após anunciar a saída do partido, a senadora Mara Gabrilli disse que o PSDB virou um “nanico moral” e que suas “inspirações não estão mais próximas do cotidiano do partido”. Gabrilli trocou a sigla pelo PSD. As declarações de filiados e simpatizantes revelam uma crise que pode representar o fim de um daqueles que já esteve entre as maiores agremiações do país.

Confira a íntegra da nota:

Nota do PSDB

Reunida nesta sexta-feira (3), a Executiva Nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, o adiamento dos prazos de realização das convenções municipais, estaduais e nacional. Assim, fica revogado o calendário de convenções previsto na resolução CEN 049/2022.

O objetivo da executiva é ampliar o tempo para o debate democrático interno, com a promoção de encontros, seminários e congresso partidário para ouvir filiados e encaminhar posicionamentos programáticos antes de definir os novos dirigentes nas diversas instâncias.

Os atuais mandatos dos diretórios eleitos estão mantidos até as novas convenções.

A decisão da executiva está contida na resolução 001/2023.

Novo calendário:
01/05 a 31/07/23: Seminários e Congressos PSDB
01 a 31/08/23: Convenções Zonais Municipais
04 a 18/09/23: Convenções nos municípios com mais de 500 mil eleitores
02 a 29/10/23: Convenções Estaduais
18 a 30/11/23: Convenção Nacional

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.