Violência

VÍDEO: porteiro de condomínio em São Luís é agredido e sofre ameaça de morte durante o trabalho

O caso aconteceu no último sábado (28) e ganhou repercussão nesta quinta (2), após o vídeo circular nas redes sociais.

Imirante.com

Atualizada em 03/02/2023 às 10h02

SÃO LUÍS - Um vídeo captado por câmeras de segurança no último sábado (28), em um condomínio de São Luís, localizado no bairro Jardim Eldorado, mostra cenas de agressão e ameaças sofridas por um porteiro que estava trabalhando no local. O caso ganhou repercussão nesta quinta-feira (2), após o vídeo circular nas redes sociais. 

O vídeo flagra o momento em que um homem sem camisa se aproxima da portaria do condomínio e, em seguida, agride verbalmente e fisicamente o porteiro. As câmeras também registraram as ameaças de morte sofridas pelo profissional. "Da próxima vez que eu estiver dentro do meu carro escutando som com a minha mulher, e tu vier mandar eu abaixar meu som, eu vou dar um tiro na tua cara", disse o agressor, que foi identificado como Fábio Ítallo da Cruz Pestana.

O agressor estava dentro de um carro parado em uma vaga dentro do prédio, com som automotivo em volume alto. (Foto: Adriano Soares).
O agressor estava dentro de um carro parado em uma vaga dentro do prédio, com som automotivo em volume alto. (Foto: Adriano Soares).

O porteiro, que preferiu não se identificar, relatou ao Imirante.com que por volta de 1h de sábado deu início ao procedimento de ronda dentro do condomínio quando avistou o homem que o agrediu, acompanhado por uma mulher, que é moradora do condomínio. 

Os dois estavam dentro de um carro parado em uma vaga dentro do prédio, com o som automotivo ligado em um volume considerado proibido segundo as regras condominiais. O porteiro afirmou pediu duas vezes aos ocupantes do veículo que abaixasse o volume do som. 

“Eu tentei entrar em contato visual com eles, pra falar sobre o horário e tudo, consegui perceber que eles estavam me vendo porque, apesar do fumê, tinha uma luz interna, e, mesmo assim, eles não abaixaram o volume do som. Aí eu dei continuidade à ronda, fui lá mais uma vez, enfatizar que eles estavam fazendo barulho e que não podia, até o ponto que eu tive que chamar atenção deles batendo no vidro. Aí ele [agressor] abaixou o vidro e falou comigo. O rapaz em questão falou que entendia, porque faz parte do nosso trabalho, porém quando eu saí, questão de 10 a 15 passos, eles tornaram ligar o som. Aí eu fui pro meu ambiente de trabalho, que no caso é a portaria, passaram-se uns 30 a 40 minutos, aí ele foi até a portaria e se deu o que apareceu no vídeo”, relatou o porteiro.

Após o ocorrido, o porteiro entrou em contato com um outro profissional que trabalha com ele no condomínio e alertou alguns moradores sobre a situação. Ele contou, ainda, que depois da agressão, ficou monitorando as câmeras para checar se o agressor apareceria novamente na portaria.

O Imirante.com entrou em contato com a administração do condomínio, que informou que o agressor não é morador do residencial de apartamentos. Ele havia entrado como visitante de uma moradora, com a qual teria um relacionamento. Segundo a administração, as medidas legais cabíveis ao condomínio estão sendo adotadas para garantir a segurança do porteiro e, ainda, dos demais moradores.

Repúdio

O Sindicato dos Trabalhadores em Condomínios de São Luís (Sintecon) repudiou as agressões e ameaças sofridas pelo porteiro dentro do condomínio. De acordo com a entidade, o caso não pode ficar impune e que o direito do trabalhador precisa ser garantido.

“O posicionamento do sindicato é que se faça justiça. Queremos que o agressor seja identificado e possa ser devidamente punido pela polícia e pela Justiça. Porque não há de se admitir que o trabalhador esteja em seu local de trabalho e venha uma pessoa agredi-lo, ameaçar de morte e isso ficar impune. Portanto, o sindicato está aqui para se fazer cumprir um direito que é o respeito ao cidadão e ao trabalhador", disse o presidente do Sintecon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.