Posse

Educação terá destaque no 2º mandato de Brandão

Governador e vice, Felipe Camarão, foram empossados na manhã deste 1º de janeiro com a promessa de priorizar setor

José Linhares Jr/Ipolítica

Atualizada em 01/01/2023 às 11h30
Governador reeleito Carlos Brandão ao lado da primeira-dama, Larissa Brandão.
Governador reeleito Carlos Brandão ao lado da primeira-dama, Larissa Brandão.

SÃO LUÍS - O segundo mandato do governador Carlos Brandão (PSB) foi oficializado na manhã deste 1º de janeiro de 2023 em cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O evento, marcado para as 8h da manhã, durou pouco mais de duas horas e foi marcado pelos compromissos firmados por Brandão e seu vice, Felipe Camarão, neste segundo governo. Segundo ambos, a educação deve ter destaque nos próximos quatro anos.

O primeiro, da chapa eleita em outubro, a chegar nas dependências da Assembleia foi o vice-governador eleito, Felipe Camarão. Em conversa com jornalistas ainda na porta de entrada, ele afirmou que o momento era importantíssimo para refirmar o compromisso entre os eleitos e o povo do Maranhão.

Vice-governador Felipe Camarão falou ressaltou importância da alfabetização de crianças no segundo mandato
Vice-governador Felipe Camarão falou ressaltou importância da alfabetização de crianças no segundo mandato

Camarão também expôs o que deve vir a ser a prioridade do novo governo. “Nossa prioridade será a educação. E, mais especificamente neste setor, iremos trabalhar pela alfabetização de crianças de 6 a 87 anos”, prometeu.

Carlos Brandão chegou pouco depois do vice. Em entrevista coletiva que antecipou a cerimônia de posse no saguão da Assembleia, Brandão respondeu perguntas sobre o que deve vir a ser o seu novo governo.

Em relação à sua equipe de secretários, o governador confirmou que mudanças devem acontecer na estrutura do Executivo Estadual. “Haverá mudanças por conta das novas composições políticas que se formaram. Estamos discutindo quadros com os partidos para poder articular da melhor forma essa composição”, afirmou. Brandão marcou para o dia 9 de fevereiro o anúncio oficial de seu novo secretariado. 

Ainda na coletiva, o governador reeleito reiterou a fala de seu vice anteriormente e disse que a educação deve ser prioridade no governo. Brandão lembrou o fato de que Felipe Camarão foi apresentado ao governador Flávio Dino por ele. “Apresentei os dois e tenho orgulho de ter visto a trajetória de ascensão do Felipe em nosso grupo”, lembrou.

Questionado sobre a miséria e insegurança alimentar no estado, Carlos Brandão disse que o programa de restaurantes populares deve ser intensificado na segurança gestão. Em sete meses de gestão, Brandão conseguiu entregar 70 unidades pelo estado. “Temos outras 40 que devem ser inauguradas nos próximos meses”, disse.

Apesar na ênfase no aumento da oferta de alimentos por meio dos restaurantes populares, Carlos Brandão também afirmou que a geração de emprego se manterá em alta na sua próxima gestão. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apresentados pelo governador, o Maranhão é o estado que mais gerou emprego com carteira assinada nos últimos 11 meses. “Além disso (geração e emprego em 2022), temos assegurados investimentos de mais de R$ 450 milhões que devem gerar outros 8 mil empregos diretos em nosso estado em um futuro próximo”, disse.

Carlos Brandão e Felipe Camarão foram oficializados nos cargos pelo presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB)
Carlos Brandão e Felipe Camarão foram oficializados nos cargos pelo presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB)

ALIANÇA COM FLÁVIO DINO

Brandão fez questão de afirmar que seu governo será alicerçado no diálogo com as forças políticas no estado. Além do mais, ele fez questão de reafirmar seu caráter municipalista. 

Em relação a outras instâncias, Brandão elogiou a importância do futuro ministro, e ex-governador, Flávio Dino em sua gestão. O governador acredita que o colega deve ser uma ponte entre a gestão estadual e a federal. 

Após a coletiva, foi iniciada a cerimônia de posse. O termo, lido pela deputada Andrea Rezende (PSB), foi assinado por Brandão às 9h10. Em seu discurso, o governador falou pela primeira vez do programa Maranhão 2050, que, segundo o próprio Brandão, deve construir as bases de uma gestão fundamentada em desenvolvimento sustentável com base no desenvolvimento social. 

O governador também reiterou a aliança com o ministro Flávio Dino e com o presidente eleito Lula.

Após o fim da cerimônia, Brandão se dirigiu ao Teatro Arthur Azevedo, no Centro de São Luís, onde participou da cerimônia de posse do vereador Paulo Victor como presidente da Câmara da capital maranhense.  

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.